CI

Gestão da atividade rural em debate em Goiás

Curso de dois dias sobre gestão da propriedade rural teve início ontem na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás


Com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), teve início ontem, na sede da entidade, um curso de dois dias sobre gestão da propriedade rural. O evento é promovido pelas empresas associadas Vet-Maxi, de assistência técnica em criatórios de bovinos de corte; e Gespec, especializada em consultoria e gerenciamento de propriedades rurais.

O médico veterinário Emanuel da Silveira Faleiros, sócio das empresas e um dos organizadores do evento, diz que o objetivo central do curso é o de convencimento do produtor rural de que é preciso dar um caráter de negócio à sua propriedade.

Ele diz que é preciso banir a antiga visão da propriedade rural como um hobby, local de lazer, ou de mero bem de família a ser preservado. Hoje, é vital que o produtor veja sua propriedade como uma empresa que, como tal, precisa ser gerenciada a partir de conceitos e métodos modernos para que possa ser rentável.

“Ninguém mantém um negócio para perder dinheiro e em situação de margem de lucro reduzida, qualquer erro pode ser fatal para a negócio”, diz o técnico, lembrando que muitos produtores não se atentam para questões básicas da propriedade, como a capacidade de suporte de suas pastagens.

Leis trabalhistas
Conforme Emanuel Faleiros, parte do curso diz respeito ao gerenciamento de recursos humanos na propriedade rural, desde a contratação em conformidade com as leis trabalhistas até o treinamento dos funcionários como um investimento no negócio.

O consultor em pecuária, Tiago Arantes, um dos palestrantes de ontem, diz que antes o produtor rural bastava ter um conhecimento técnico básico e alguma habilidade comercial para que pudesse sobreviver na atividade. Segundo ele, o produtor precisa atuar com profissionalismo e estar permanentemente atualizado. Além disso, é preciso dar atenção à qualificação da mão-de-obra, um dos fatores importantes no sucesso da gestão da propriedade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.