CI

Gestão das propriedades rurais é o foco do Programa Propriedade Sustentável

Programa Propriedade Sustentável apresenta ferramentas de gestão para produtores de fumo de Santa Catarina.


Programa Propriedade Sustentável apresenta ferramentas de gestão para produtores de fumo de Santa Catarina. A parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Souza Cruz atenderá 80 fumicultores catarinenses, que poderão aprimorar a gestão em suas propriedades, principalmente no controle de despesas e receitas. A intenção é de que as informações auxiliem não só na melhoria do processo produtivo dos beneficiários, mas também sejam indicadores de boas práticas para as outras 190 mil propriedades rurais de Santa Catarina.
 
O Programa Propriedade Sustentável oferece aos fumicultores um software, desenvolvido pela Epagri, para a contabilidade e gestão da propriedade rural. Com base nesses dados e nas percepções dos agricultores sobre o ambiente, será construída uma rede de referências que pode auxiliar outras propriedades, de diferentes culturas. O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, explica que o Programa possibilita conhecer a realidade agrícola do estado e pode orientar os produtores e o poder público a tomarem decisões mais acertadas para melhorar a renda e a competitividade da agricultura familiar de Santa Catarina.  “A atividade agrícola deve ser organizada, como é uma empresa, e a gestão é uma ferramenta importante nesse processo”, afirma.
 
O Programa está em execução desde 2007 em Santa Catarina e, segundo o Diretor de Tabaco da Souza Cruz para as Américas, Dimar Frozza, diminuiu o nível de endividamento dos produtores e erradicou o uso de mão de obra infantil.  “O Programa cai como uma luva no tipo de produção que temos no sul do país. Se a economia da propriedade vai bem, o produtor pode continuar no campo e ter sucesso”, destaca.
 
“O Programa dá uma oportunidade para o produtor avaliar os rumos da produção”, é assim que o fumicultor Adriano da Cunha avalia os impactos do Propriedade Sustentável. Adriano é um dos 80 produtores catarinenses que já foram atendidos pelo Programa e hoje diversifica sua produção entre fumo, leite e olericultura. “Os números nos ajudam a tomar boas decisões, nos dão uma visão minuciosa de toda a produção e nós conseguimos pensar no futuro de nossa propriedade”.
 
O Programa é válido pelos próximos cinco anos e terá abrangência também para o Rio Grande do Sul e Paraná. Ao todo serão 240 propriedades rurais acompanhadas em todo o sul do país. A execução do Programa  em Santa Catarina conta com a participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).
 
Fumicultura

A Região Sul é responsável por 98% da produção brasileira de tabaco, sendo Santa Catarina o segundo maior produtor do país. Nos três estados do Sul, a produção de fumo é realizada em regime de integração com a indústria e, assim, o plantio se dá de acordo com as necessidades internas e de exportação. Segundo dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), em Santa Catarina são 47 mil fumicultores, com 120 mil hectares plantados, responsáveis pela produção de 258,2 mil toneladas em 2014.  As exportações chegaram a 75 mil toneladas, um rendimento de US$ 386 milhões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.