Gestão de propriedades é discutida na Expovil em Vilhena/RO

Agronegócio

Gestão de propriedades é discutida na Expovil em Vilhena/RO

A equipe técnica do Projeto Referência da Aprosoja apresentará dados sobre custo de produção e rentabilidade
Por:
1141 acessos
A gestão da propriedade será tema de palestra neste sábado (09) dentro da programação da 26ª Exposição Agropecuária de Vilhena 2011 (Expovil). A equipe técnica do Projeto Referência da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) apresentará dados sobre custo de produção e rentabilidade. Criado para orientar o sojicultor na leitura e gestão de indicadores na propriedade, o Projeto permite a realização de simulações e análises comparativas de toda a movimentação administrativa da fazenda.


Recentemente a equipe técnica do Projeto percorreu sete Núcleos da Aprosoja nos quais os custos de produção das propriedades foram catalogados. Este ano foram visitados 130 mil hectares em áreas atendidas pelo Programa de Gestão. O Projeto teve início na safra 2007/2008 com 39 propriedades rurais cadastradas. Ao longo dos anos o Projeto capacitou aproximadamente 400 pessoas. Atualmente a iniciativa atende 86 propriedades no interior do estado.

De acordo com o analista de agronegócio da Aprosoja e responsável pelo Projeto Referência, o engenheiro agrônomo Eliezer Rangel, a medida busca fornecer ferramentas de auxílio ao produtor relacionado aos cálculos de custos de produção e retorno sobre a atividade. Além disso, o projeto permite a comparação do desempenho médio das propriedades mais lucrativas, menos lucrativas e medianas em lucro nas regiões abrangidas.


O projeto cataloga indicadores que são analisados de forma individual e, posteriormente, são comparados. A ideia principal é traçar um raio X das propriedades de MT, criando uma plataforma de práticas passíveis de serem analisadas referentes à sojicultura e a outras atividades desenvolvidas na fazenda.

O Projeto Referência tem como importante aliado o Instituto de Desenvolvimento de Gestão Empresarial no Agronegócio (IGEAgro), que fornece assessoria técnica e desenvolve as tecnologias de apoio. A Aprosoja possui uma equipe que atua diretamente com o sojicultor nas regiões produtoras e é responsável pela disseminação e orientação constante aos participantes.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink