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Gigantes da produção de banana perdem espaço na exportação da fruta

Em 2013, as cinco maiores empresas tinham 44% do mercado


A FAO, agência da ONU para Agricultura e Alimentação, divulgou esta quinta-feira (24.04) uma análise sobre as mudanças que vêm ocorrendo no comércio global de bananas.

Segundo a FAO, as multinacionais continuam tendo uma grande importância na exportação da fruta, mas houve “queda dramática” desse envolvimento nas últimas três décadas.

Controle

A análise afirma que as três grandes produtoras, Chiquita, Dole e Del Monte, controlavam 65% do mercado na década de 1980. Mas no ano passado, as empresas foram responsáveis por apenas 36% das exportações.

Em 2013, as cinco maiores companhias tinham 44% do mercado contra 70% em 2002. A FAO destaca que a competição entre os países produtores de banana continua acirrada, mas há novas oportunidades, já que as multinacionais não dominam mais o setor.

As grandes companhias estariam mais envolvidas na logística de pós-produção, incluindo compras dos produtores, transportes, instalações e marketing.

Pequenos Agricultores

Segundo a FAO, as grandes redes de supermercados nos Estados Unidos e na Europa têm papel crescente no comércio de bananas, cada vez mais comprando de atacadistas de pequeno porte ou direto dos agricultores. Com a mudança em um mercado tão competitivo, a FAO recomenda aos pequenos produtores e cooperativas estarem sempre bem informados e preparados.

A agência da ONU afirma trabalhar com governos e produtores para garantir boas práticas de cultivo, prevenir doenças nas plantações e desenvolver estratégias de marketing, tanto para o mercado doméstico quanto internacional.
Segundo a FAO, a banana é a oitava maior plantação do mundo e a quarta mais importante nos países menos desenvolvidos.

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