Gigantismo nos números agrícolas de MT

Agronegócio

Gigantismo nos números agrícolas de MT

Ciclo 08/09 segue no Estado com as colheitas do milho de segunda safra - safrinha - e do algodão, que se encerram neste mês
296 acessos

Ciclo 08/09 segue no Estado com as colheitas do milho de segunda safra - safrinha - e do algodão, que se encerram neste mês. O penúltimo levantamento da Conab ratificou a safrinha do milho mato-grossense como a maior do país. Devido ao bom clima durante o desenvolvimento das lavouras, houve o incremento de mais de 392,5 mil toneladas, totalizando 6,75 milhões toneladas - também a segunda maior da história estadual, abaixo das 7,75 milhões t da safra 07/08.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) comprovam o gigantismo estadual. A participação de Mato Grosso no total produzido pelo Brasil passou de 9% para 20,44% de 94/95 para 07/08. Das 134,49 milhões t previstas ao País, Mato Grosso será "dono" de 27,48 milhões t, ou, 20,44% do total nacional.
O ano de 2009 marca também a conquista do primeiro lugar no ranking nacional do milho safrinha e consolida a cotonicultura e a sojicultura como as maiores do Brasil. O potencial agrícola de Mato Grosso é responsável atualmente por 70% do valor do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, que, de acordo com estimativas da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT), chega a R$ 42,46 bilhões em 2008.

"Ser o campeão de produção e até de produtividade não tem, infelizmente, garantido renda ao produtor. O Estado enfrenta sérias dificuldades de infraestrutura, está amparado por uma política de crédito inadequada às peculiaridades do Estado e também por diretrizes inócuas de seguro rural. Além disso, ainda sofremos uma pressão ambiental que mina a competitividade agrícola", frisa o coordenador da Bienal dos Negócios da Agricultura, Ricardo Arioli Silva.

Para tratar de questões como essas que eliminam a competitividade dos produtores mato-grossenses da porteira para fora é que a terceira edição da Bienal dos Negócios da Agricultura, realizada pelo Sistema Famato, de 19 a 21 deste mês, traz como tema central a "Renda Agrícola". Palestrantes renomados de dentro e fora do país estarão no Cenarium Rural, em Cuiabá, "plantando" conhecimento para a "colheita" do segmento.

O evento é uma parceria com Senar, Ampa e Aprosoja. Inscrições e mais informações pelo site: www.bienaldaagricultura.com.br.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink