CI

Gir Leiteiro estréia nas pistas da Expointer 2010

A participação ocorrerá por conta do Núcleo Gaúcho dos Criadores de Gir Leiteiro


De 28 de agosto a 05 de setembro, o Estado do Rio Grande do Sul receberá a maior feira agropecuária e de maquinário da América Latina, a Expointer - Exposição Internacional de Animais.

Este ano, em sua 33ª edição, pela primeira vez na história do evento, a Expointer, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contará com a participação da raça Gir Leiteiro, que fará sua estréia nas pistas de julgamento. Hoje, participam mais de 30 raças entre zebuínos e taurinos de gado de corte e leite.

A participação ocorrerá por conta do Núcleo Gaúcho dos Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL), fundado em dezembro de 2009, que organizou a exposição com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Associação de Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ).

Os esforços da entidade foram responsáveis por obter a marca de 71 animais inscritos entre Gir Leiteiro e Gir Leiteiro Mocho, de 8 expositores gaúchos. "Um número alto para a primeira exposição no Estado que apesar de possuir plantéis de Gir há vários anos, o Gir Leiteiro é uma história recente, uma vez que a maioria dos criadores intensificou a seleção para leite nos últimos anos", afirmou o secretário executivo da NGCGL, Nathã Carvalho.

Só em 2009, segundo o relatório de comercialização de sêmen apresentado pela ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), o Rio Grande do Sul foi o segundo maior comprador de sêmen de Gir Leiteiro, um volume superior a 70 mil doses, atrás apenas de Minas Gerais.

"O Gir Leiteiro promete ser um dos grandes destaques da feira. Há muitos pecuaristas interessados em iniciar a criação aqui no Sul e acreditamos que a Expointer é o melhor lugar para apresentarmos os atributos e benefícios desta raça", ressaltou Nathã.

Adaptabilidade x Produção
Segundo os produtores dessa região, a adaptabilidade da raça ao clima frio do Sul já foi comprovada. Álvaro Bombonatto e Airton Zampiron são exemplos de que o Gir Leiteiro dá certo. Diariamente, inclusive através da utilização de ordenha mecânica, os criadores produzem leite com animais Gir Leiteiro normalmente e com a mesma produtividade de regiões de clima quente.

"A exposição também vem com a finalidade de mostrar alguns exemplares destes criatórios que já possuem esses animais adaptados e produtivos em nosso Estado, mostrando a raça como opção para produção de leite a um custo mais adequado. E isso, por conta da rusticidade e da eficiência alimentar da raça", finaliza o representante do NGCGL.

Vale destacar que, a partir deste ano, os criadores gaúchos de Gir Leiteiro passaram a fazer Controle Leiteiro pela ABCZ e na Expointer já será possível conferir fêmeas que estão participando do controle.

Os seguintes criadores participarão do evento: Álvaro José Bombonatto - Sítio Santo Antônio - Nova Alvorada; Airton Carlos Schneider - Cabanha do Sossego - Lajeado; Airton Zampiron - Sítio São Francisco - Nova Bassano; Carlos Jacob Walluer - Fortaleza Agropecuária - Salvador do Sul; Iliseu Pressler - Sítio Sonho de Menino - Estrela; Jairo Gorczevsky - Fazenda Lobo Guará - Muitos Capões; Jaime Francisco da Conceição - Sítio Taimbé - Novo Hamburgo e José Adalmir Ribeiro do Amaral - Fazenda das Nogueiras - Caxias do Sul. Todos do Estado do Rio Grande do Sul.

II Workshop da raça Gir Leiteiro
Na ocasião, também com o objetivo de fomentar e divulgar a raça durante a Expointer, será realizado um workshop com palestras ministradas por André Rabelo Fernandes, zootecnista e coordenador do Programa de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro (PNMGL) e pelo presidente da ABCGIL, Silvio Queiroz Pinheiro.
O workshop acontecerá no dia 03 de setembro, sexta-feira, a partir das 13h30, na pista de remates do pavilhão do gado leiteiro. A entrada é gratuita e não é necessário realizar credenciamento prévio.

Confira a programação do Gir Leiteiro na Expointer:

02 de setembro - Quinta-feira:
9h - Julgamento - Pista 9 - Durante todo o dia. Também haverá concurso Matriz Modelo.
Juiz: Fábio Miziara (ABCZ)
19h - Coquetel de confraternização e entrega de prêmios - Casa da ACGZ
03 de Setembro - Sexta-feira:

13h30 - II Workshop da raça Gir Leiteiro
Local: Pista de remates do pavilhão do gado leiteiro
Palestras ABCGIL
André Rabelo Fernandes - zootecnista e coordenador do PNMGL
Silvio Pinheiro - presidente da ABCGIL
17h - Desfile dos grandes campeões - Pista central

As informações são da assessoria de imprensa do Núcleo Gaúcho dos Criadores de Gir Leiteiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.