CI

Girassol do Sul catarinense vira biodiesel

Produtor obtém produtividade que vai até duas toneladas por hectare


Alternativa de incremento de renda para o produtor rural, as lavouras de girassol implantadas no Sul de Santa Catarina estão próximas do período de colheita. A produtividade vai de uma a duas toneladas de grãos por hectare e servirá de matéria-prima para produção de biodiesel, o combustível ecológico.

O produtor rural Valmor Zilli, 52 anos, resolveu fazer uma experiência com o cultivo de girassol em sete hectares da propriedade na localidade de Coqueiros, interior de Içara. Incentivado pela empresa Biodiesel, instalada em Içara e que forneceu sementes, assistência técnica e garantiu a compra da produção, Zilli fez o plantio já em época tardia, no final de fevereiro.

O período inadequado do cultivo e a falta de correção de acidez do solo, aliados ao frio e a umidade, provocaram um desenvolvimento irregular da lavoura, o que não desanimou o produtor:

"Esperava colher duas toneladas por hectare, mas vou conseguir 1,4 tonelada. Ainda teria lucro se tirasse apenas uma tonelada por hectare" calcula Zilli, que teria um prejuízo incalculável caso tivesse cultivado feijão nos sete hectares.

De acordo com o técnico agrícola Cássio Aurélio da Silva, contratado pela Biodiesel para prestar assistência técnica aos agricultores conveniados, as lavouras de girassol ainda estão implantadas em caráter experimental na região.

"O conhecimento desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem como base as regiões do Centro-Oeste e Sudeste, onde as lavouras são maiores e estão implantadas há mais tempo. Esse é um trabalho para 10 anos" analisa Cássio.

Federação dos trabalhadores também mantém convênio

No Sul do Estado, a empresa mantém 60 hectares de lavoura em convênio com os produtores, espalhadas pelos municípios de Içara, Jaguaruna, Morro Grande e Rio Fortuna. Até o final do mês de junho, todas as áreas deverão estar colhidas e os resultados conhecidos.

A Federação dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) também mantém convênio semelhante com a empresa Brasil Ecodiesel para produção de girassol numa área de 5,2 mil hectares, dos quais 300 hectares estão localizados no Sul do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.