CI

Girassol é alternativa para rotação de cultura em Içara (SC)

O girassol favorece a produção de mel, porque a flor é fonte de pólen e néctar para abelhas


A cultura do girassol traz diversas vantagens para o produtor, além da garantia de venda representada pelo convênio com a empresa beneficiadora.

O girassol é de fácil manejo, suas raízes reciclam os nutrientes, e o resíduo ainda é aproveitado na silagem para alimentar os animais.

O girassol é indicado como alternativa para a rotação de cultura com o fumo - assim como o milho e o feijão - para quebrar o ciclo de pragas e doenças. Porém, recomenda-se que o produtor utilize uma terceira cultura na rotação, como aveia ou qualquer cobertura de Inverno, por serem de famílias botânicas diferentes em relação ao fumo e ao girassol.

A raiz, por ser profunda, retira as substâncias não alcançados por outras culturas e promove um fenômeno conhecido como reciclagem de nutrientes. Ainda durante o desenvolvimento da lavoura, o girassol favorece o crescimento da produção de mel, porque a flor é fonte de pólen e néctar para abelhas.

- Essa é mais uma vantagem para o produtor rural de Içara, já que a cidade é a Capital do mel. Um hectare de girassol pode possibilitar a produção de 40 a 60 quilos de mel - comenta o técnico agrícola Cássio Aurélio da Silva.

Após a colheita, a semente do girassol é moída para extração do óleo de girassol, utilizado na produção do biocombustível. O caule e as folhas são incorporados como adubação verde ao solo. Já o resíduo, também conhecido como torta, é rico em polissaturados (alto valor protéico) e pode ser acrescentado à ração animal em forma de silagem.

O plantio no Sul do Estado pode ser efetuado em duas épocas: na primeira quinzena de setembro ou na primeira quinzena de janeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.