CI

Glifosato mais registrado no Brasil é o solúvel

“No Brasil, existem 112 marcas comerciais registradas,"


O glifosato é o agroquímico mais utilizado no mundo e no Brasil, tendo como seu tipo de formulação mais registrado no Pais o SL, ou concentrado solúvel. De acordo com Flávio Hirata, especialista que trabalha na Allier Brasil, o produto está sob reavaliação pela ANVISA, no entanto não está impedido de que outros produtos com a mesma base sejam comercializados ou registrados.

“No Brasil, existem 112 marcas comerciais registradas, a maioria delas autônomas e algumas misturas com o 2,4-D, principalmente, e também com o metolacloro. Nos últimos anos, o WG (granulado dispersível em água) aumentou significativamente a participação de mercado de produtos importados”, comenta o analista em um texto publicado no portal AgroPages.com.

De acordo com ele, uma das razões para essa mudança é o descarte do pacote, obrigatório pela legislação brasileira. “Considerando que a formulação WG é sólida e mais concentrada no ingrediente ativo, o custo de descarte é muito menor quando comparado com embalagens plásticas de formulação líquida. Outra razão é os custos de transporte”. Segundo o relatório de importação divulgado pela AllierBrasil, verifica-se crescimento na importação de formulações sólidas e forte queda na importação de produtos líquidos.

“Com base nos dados de importação de MIPA e PIA, matérias-primas utilizadas na síntese do glifosato técnico, de acordo com a respectiva trilha de síntese, a produção de glifosato é muito mais significativa do que os produtos importados. Em relação aos preços dos produtos importados, houve aumento significativo nos últimos 3 anos”, conclui

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.