CI

Globoaves (PR) prepara processo de expansão do abatedouro


A Globoaves, que está em processo de contratação de mais 50 empregados no Paraná - e que também está iniciando produção na unidade de Xaxim, no Oeste Catarinense -, pretende até o ano que vem duplicar o número de abates diários na unidade de Cascavel, Oeste do Estado. A Globoaves já havia absorvido no ano passado os 650 funcionários que trabalhavam para a Chapecó, antiga dona do negócio.

A empresa quer elevar os atuais 170 mil abates por dia e atingir 340 mil cabeças diárias em 2005, segundo informa a assessoria da Avipar (Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná). A Globoaves deve iniciar as obras de ampliação do abatedouro nos próximos meses.

A unidade de Cascavel foi adquirida do frigorífico Chapecó, em maio de 2003, e a planta de Xaxim foi locada. Em Santa Catarina serão abatidas 150 mil cabeças por dia. Até o fim do ano, a pretensão da empresa é alcançar a capacidade máxima do abatedouro: 300 mil cabeças.

A empresa também possui unidades em Espigão do Oeste, em Rondônia, onde são abatidas 60 mil aves diariamente. Além dos abates, a Globoaves é a maior produtora independente de pintainhos do Brasil (36 milhões de pintinhos/mês), os quis são comercializados dentro e fora do país.

Paraná produz 20% da produção de frango

O Paraná responde por 20,7% dos frangos de corte produzidos no Brasil, segundo dados da Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Agrícolas do Paraná), crescimento de 1,7% em relação ao ano passado. Em 2003 a produção cresceu quase 14%: 1,6 milhão de toneladas.

As perspectivas para 2004/05 são muito positivas, segundo o presidente da Avipar, Domingos Martins, graças aos investimentos no Estado, como os da Globoaves e da Big Frangos (que está aumentando suas operações). O Paraná é o terceiro Estado exportador no segmento, em fase de rápida expansão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.