GO: Emater realiza curso de Paisagismo Rural e Agroecologia em Mineiros
CI
Imagem: Divulgação
CURSO

GO: Emater realiza curso de Paisagismo Rural e Agroecologia em Mineiros

Formação viabiliza novas fontes de renda para produtores, além de enriquecer área de turismo da região
Por:

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, em março, o curso de Paisagismo Rural e Agroecologia, no município de Mineiros (GO). Participaram da formação 12 produtoras do assentamento Formiguinhas, que contaram com a instrução da engenheira agrônoma da Emater, Márcia Maria de Paula.

“Nós falamos da conexão da agroecologia com o paisagismo rural. A ideia é criar desenhos desses agroecossistemas de forma que sejam sustentáveis, que trabalhem o link com a natureza, as questões sociais e culturais”, explica Márcia. Segundo ela, o curso pode ser realizado em qualquer lugar, já que é possível produzir tanto grandes paisagens, como também mini jardins em vasos.

Com o objetivo de ensinar o planejamento do espaço para atender as necessidades dentro dos princípios da agroecologia, o curso foi solicitado pela comunidade para gerar mais uma alternativa na obtenção de renda das produtoras e como incremento nas atividades turísticas realizadas no assentamento. 

“Nós ficamos muito curiosas com esse curso, porque ainda não tínhamos feito nada nesse sentido. Participaram pessoas que gostam de plantas e jardinagem e pessoas que não têm habilidade, mas que, com o curso, isso foi despertado”, relata Alselmair Rosa do Santos, moradora do Sítio Bom Jesus, onde a formação foi realizada.

Priscila Almeida, produtora no Sítio Ebenézer, uma das propriedades que oferece camping no assentamento, conta que ela e sua família se atentaram para a importância de jardins e lugares instagramáveis no sítio.  “Nosso jardim é muito simples, então precisamos organizar melhor o paisagismo, trilhas, lugares de descanso e para fotos. Saímos de lá cheias de conhecimento e ideias”. 

“O curso foi de grande utilidade porque, além da questão do paisagismo embelezar o sítio, nós poderemos nos organizar para identificar o que pode ser oferecido aos hóspedes quando eles vierem aqui. Isso dará uma outra forma de renda para os produtores. Esse curso abriu muito a mente para novas possibilidades”, conclui Priscila. 

Turismo Rural

Cercada de grutas, piscinas naturais, animais silvestres e vegetação preservada, os assentamentos rurais possuem potencial turístico para garantir empregos e renda extra aos seus moradores. Além da hospedagem e das atividades que envolvem apresentar as belezas naturais da região aos turistas, os moradores têm a oportunidade de vender o que produzem em suas parcelas, complementando a renda. 

No assentamento Formiguinhas, a atividade movimenta uma cadeia de produção que envolve toda a comunidade. A produção de leite, ovos, doces, queijos e artesanato é aproveitada em todas as etapas do que é conhecido como turismo de experiência, em que os turistas vivenciam a rotina e o modo de produção da família anfitriã e da região.

“Além da experiência ecológica e de contemplação do lugar, nós também explicamos o que são os assentamentos da reforma agrária e a importância do que fazemos aqui. Levamos os visitantes às parcelas vizinhas para que eles possam conhecer o processo de produção, além de degustar e adquirir os alimentos dos agricultores locais”, explica Priscila Almeida.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.