CI

GO: governador entregam Selo Arte a produtores de queijos artesanais em Goiás

Solenidade será realizada neste sábado (03/10), às 11h, no Sindicato Rural de Alexânia

Foto: Marcel Oliveira

O governador Ronaldo Caiado e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entregam neste sábado (03/10), às 11h, as primeiras habilitações Selo Arte para produtores de queijos artesanais em Goiás. A solenidade será realizada na sede do Sindicato Rural de Alexânia, dentro da programação do projeto Agro pelo Brasil, realizado pelo Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA/Senar). O evento será transmitido pelas redes sociais do governador. 

Antes da entrega dos selos, às 10h, o governador e a ministra participam de debate sobre políticas públicas para o agro. No painel estarão acompanhados do presidente da CNA, João Martins, do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg)/Senar, deputado federal José Mário Schreiner e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda. O moderador será o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi. 

O projeto, que tem programação prevista também para o período da tarde de sábado, contará ainda com a presença, em Alexânia, do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Às 12h, como parte do evento, será realizada visita a Queijaria Lima, do agricultor familiar Rafael Lima, de Alexânia, propriedade rural atendida pela Assistência Técnica e Gerencial para Agroindústria do Sistema Faeg/Senar. A unidade será uma das três primeiras no Estado a receber o Selo Arte. 

Logo depois, às 14 horas, o projeto visita Olhos D'Água. O distrito de Alexânia recebe investimentos do Governo de Goiás para a criação de um polo de artesanato.

Selo Arte

Criado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Selo Arte é uma forma de regularizar a fabricação artesanal de queijos, gerar renda ao produtor, com garantia de qualidade e controle sanitário dos produtos ofertados à sociedade. A iniciativa ainda busca desburocratizar o registro para comercialização interestadual de produtos e conta com inspeção e fiscalização de natureza prioritariamente orientadora.

Até o momento, além de três queijarias artesanais que receberão o Selo Arte neste sábado, Goiás possui sete projetos com requerimentos aprovados e outros quatro tramitam na Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem realizado uma série de ações com representantes da cadeia produtiva do leite e instituições ligadas à agropecuária para alinhar ações estratégicas relativas ao Selo Arte em Goiás. A ideia é apoiar os produtores a se adequarem ao programa, estimular a produção segura e agregar valor, o que reflete na geração de renda.

A produção artesanal de queijos passou a ser regulamentada em Goiás com a Instrução Normativa 06/2019, da Agrodefesa, assinada em dezembro de 2019, que normatiza a implantação do Selo Arte. Futuramente, outros produtos, como embutidos, pescados e mel, também deverão ser regulamentados. 

O produto artesanal será identificado, em todo o Brasil, por um selo único com a indicação ARTE. Para ser enquadrado, a elaboração do produto de origem animal (POA) deverá ser realizada com predominância de matérias-primas de origem animal determinada, a partir de técnicas prioritariamente manuais e por quem tenha o domínio integral do processo. 

Para auxiliar os produtores na adequação necessária para enquadramento no Selo Arte, o Governo de Goiás, por meio da Seapa e da Agrodefesa, lançou o Manual de Orientação para Queijarias Artesanais. Ele oferece orientações técnicas para o fomento da produção de queijos artesanais no Estado de Goiás e contribui para as boas práticas de fabricação.

Na publicação são listados os documentos necessários para registro da produção, as perguntas frequentes relacionadas ao tema e uma sugestão de planta para a queijaria artesanal, bem como endereços e contatos para mais informações. O Manual de Orientação para Queijarias Artesanais pode ser acessado no endereço: https://www.agricultura.go.gov.br/files/Cartilhas/CARTILHA_QUEIJARIA-SITE.pdf

Sobre o Agro pelo Brasil

O projeto Agro pelo Brasil conecta pessoas e debate temas de interesse do agro, além de mostrar experiências de sucesso no campo, promover a cultura e a gastronomia.  Sua segunda edição começa nesta sexta-feira (02/10) e prossegue neste sábado (03/10). Desta vez, envolve as cidades de Brasília (DF), Salvador (BA), Luís Eduardo Magalhães (BA), Goiânia (GO) e Alexânia (GO).

A programação completa prevê debate de assuntos como infraestrutura e logística, polos de ensino no agro, tecnologias aplicadas nas propriedades rurais, turismo rural, segurança no campo e tecnologias de baixa emissão de carbono.

Serviço:
Assunto: Governador Ronaldo Caiado e ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participam do projeto Agro pelo Brasil, em Alexânia (GO)
Data: sábado (03/10)
Programação
10h: Debate sobre políticas públicas para o agro
11h: Entrega de Selo Arte para produtores de queijos artesanais em Goiás
Local: Sindicato Rural de Alexânia - Rua 25, quadra 159, lotes 18/19, Centro, Alexânia (GO)
O evento será transmitido pelas redes do governador

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.