GO: produção de algodão, arroz e feijão ameniza queda da safra de grãos
CI
Agronegócio

GO: produção de algodão, arroz e feijão ameniza queda da safra de grãos

Previsão para a safra goiana registrou pequena queda de 0,2%
Por:
A produção goiana de grãos deve somar 17.667 milhões de toneladas, segundo o 9º Levantamento de Grãos da Safra 2013/2014 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que representa ligeira queda de 0,2% sobre o resultado esperado em maio.

A previsão aponta alta de 13,7% na produção de algodão, arroz (24,3%), feijão total (8,2%), girassol (-1,8%), milho total (-2,6%), sorgo (-46,3%). A produção de soja foi ampliada em 0,9% e deve alcançar 8.636 milhões de toneladas nesta safra. Na cultura do milho a quantidade de chuva foi insuficiente para garantir a frutificação do grão na segunda safra.

No caso do algodão, Goiás deverá ampliar a área em 12%, atingindo 51,6 mil hectares, diante dos 46,1mil hectares cultivados na safra anterior. O clima foi favorável na fase reprodutiva da cultura. Aproximadamente 90% do algodão foi semeado como segunda safra. Apesar de ocorrer alguns ataques isolados de Helicoverpa armigera, o controle em tempo hábil evitou danos econômicos à cultura. Devido à alta tecnologia empregada na cultura, como adubação em cobertura e controles realizados com agroquímicos, a sanidade das lavouras é satisfatória. A cultura atravessa as fases de desenvolvimento vegetativo (0,3%), floração (20,6%), frutificação (51,9%) e maturação (27,2%).

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink