CI

Goiânia (GO) recebe 566 animais para avaliação

Peso e cobertura de gordura são diferenciais da etapa do Circuito Nelore de Qualidade


Foto: Divulgação

A 10ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em Goiânia (GO), nos dias 2 e 3 de agosto, recebeu 566 animais, sendo 486 machos e 80 fêmeas. Destaque para animais extremamente jovens, pesados e com ótimo índice de cobertura de gordura. O Circuito é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A etapa de Goiânia foi correalizada pela Associação Goiana do Nelore (AGN). O Circuito tem o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Com os resultados, a etapa de Goiânia tem a maior nota média de lotes até o momento. Além disso, a Equipe de Originação da Friboi do município assume parcialmente a liderança do Campeonato Melhor Compra de Boi 2021.

“94,5% dos machos possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 77% deles tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). 99,6% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, sendo que 22% tinham mais de 25 arrobas. A média de peso ficou em 22,5 arrobas. Verificamos que 88% dos animais possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme”, ressalta André Locateli, gerente da ACNB.

A Nelore OL, da Fazenda Vera Cruz (Goianésia/GO), recebeu a Medalha de Ouro pelo 1º lugar no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos. Esta é a quarta Medalha de Ouro consecutiva do criatório, após ter vencido as etapas em Goiânia (GO), Mozarlândia (GO) e Senador Canedo (GO), todas na edição de 2020. Com os resultados da etapa, a Nelore OL assume a liderança parcial do Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos 2021.

“A participação no Circuito Nelore de Qualidade certifica o trabalho de melhoramento genético da Nelore OL e carimba nossa gestão e produção dos animais, desde a cria, até a recria e terminação. Levamos animais muito jovens para a etapa. Eles possuíam qualidade de acabamento de carcaça muito alta. 99% zero dentes, 98% com gordura 3, que é o que a indústria e o consumidor procuram. Nós estamos provando que a raça Nelore consegue entregar todos os requisitos com muita qualidade. É uma enorme satisfação ter sido bicampeão da etapa de Goiânia. Estamos realizados por poder mostrar nosso trabalho para o mercado”, destaca Leonardo Rios, gerente de pecuária da Nelore OL.

A Medalha de Prata foi para Mário Pinto da Silva, das Fazendas Palmeiras e Crixazinho (Formosa/GO). Já a Medalha de Bronze foi entregue à Agropecuária Nelore Paranã Ltda, Fazenda Eldorado (Iaciara/GO), que teve o lote mais pesado: média de 27,5 arrobas de peso.

“Esse resultado reflete nosso trabalho de ciclo completo: cria, recria e engorda. Desde 2001, trabalhamos com essa intenção e agora colhemos os frutos. Produzimos com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Outro fator é o uso racional de tecnologia, que nos ajuda a ter maior rentabilidade no negócio e uma genética que evolui gradativa e continuamente. Produzimos anualmente mais de 1.200 produtos de FIV, maximizando o uso de animais com maior mérito genético”, destaca Leandro Aquino, gerente de confinamento da Nelore Paranã.

“Tivemos fêmeas muito jovens: 99% delas possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade), sendo que 64% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). 99% dos animais pesaram mais de 14 arrobas de peso, levando o peso médio para 15,7 arrobas. Também observamos cobertura de gordura mediana ou uniforme em absolutamente todas, o que é fantástico”, complementa André Locateli.

Mário Pinto da Silva, das Fazendas Palmeiras e Crixazinho (Formosa/GO), recebeu a Medalha de Ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. “Estamos muito felizes em alcançar essa premiação. Temos a preocupação de participar todo ano do Circuito porque reconhecemos a importância da raça para o Brasil. O Nelore responde em qualidade de carne e produção. A cada ano, vemos que o Nelore tem demonstrado toda essa qualidade. Tudo isso impacta na qualidade da carne no frigorifico, no marmoreio, na quantidade de gordura e na maciez”, destaca o criador.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.