CI

GOIÁS: 2º Seminário Regional “Sustentabilidade da Agricultura Familiar”

Embrapa Arroz e Feijão participa, nos dias 5 e 6 de novembro de 2018, deste evento, unindo entidades que trabalham pelo desenvolvimento rural regional


A Embrapa Arroz e Feijão participa, nos dias 5 e 6 de novembro de 2018, deste evento, unindo entidades que trabalham pelo desenvolvimento rural regional

Dando sequência a outras diversas ações já realizadas em parceria na região do Vale do São Patrício, o Comitê Gestor de Apoio à Articulação das Ações de Inovações com Agricultores Familiares no Vale do São Patrício, no Estado de Goiás, organiza este Seminário, com o objetivo de instrumentalizar produtores e atores envolvidos em seu entorno, com informações em temas relacionados ao processo produtivo e à gestão, que vão contribuir para promoção do desenvolvimento rural sustentável. Destinado a agricultores e agricultoras familiares e técnicos da região, e aos alunos e professores do IFGoiano Câmpus Ceres, o Seminário “Sustentabilidade da Agricultura Familiar”, tem por realizador, além do Comitê, o SENAR e a FETAEG. O Evento acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Ceres.

Neste mês (outubro), aconteceram outros encontros dos envolvidos nas atividades de Agricultura Familiar na região, quando foram realizadas palestras nos municípios de Ceres, Ipiranga de Goiás e Rianápolis, com o tecnólogo em Cooperativismo João Batista de Oliveira, da FETAEG, com o tema Organização Rural Sustentável, abordando a importância e o papel dos Sindicatos, Associações e Cooperativas para os pequenos produtores.

Entre as atividades realizadas em 2017/18 por esta parceria multi-institucional, estão ações em propriedades de produtores familiares dos Municípios de Ceres, Rialma, Rianápolis e Ipiranga, além da participação desses agricultores nos Dias de Campo da Fazendinha Agroecológica, na Embrapa Arroz e Feijão. Para 2019, serão desenvolvidas, como prioridade, Unidades de Construção do Conhecimento, observando as condições de realização pelas instituições locais e parceiras, para implantação e acompanhamento sobre os seguintes temas: Bovinocultura de Leite (Rianápolis), Integração Lavoura Pecuária (Ipiranga de Goiás), Abacaxi (Rianápolis), transição agroecológica (Ceres). Estão previstas, também, visitas de intercâmbio dos agricultores dos municípios de abrangência do STR Ceres; ao Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, no mês de fevereiro; e à Agro Centro-Oeste Familiar, que será realizada de 29/05 a 1º/06, na UFG em Goiânia.

Criado em agosto de 2018, o comitê é constituído por membros do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Ceres (STR Ceres); Emater-Goiás, Regional Vale do São Patrício; Embrapa; e IFGoiano, Câmpus Ceres. À sua frente, estão: como coordenador, o Sr. Donizete Antônio Pereira, presidente do STR Ceres; como secretário executivo, o prof. Ricardo Takayuki Tadokoro, do IFGoiano-Câmpus Ceres. O representante da Embrapa é o analista de Transferência de Tecnologia, Glays Rodrigues Matos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.