CI

Goiás vacina bois e búfalos contra febre aftosa

Na primeira etapa, todos os animais devem ser vacinados


Na primeira etapa, todos os animais devem ser vacinados. Em novembro, serão imunizados apenas os menores de 24 meses

Quase 21 milhões de bois e búfalos criados em Goiás devem receber a vacina contra a febre aftosa até 31 de maio. A expectativa para essa primeira etapa da vacinação é que todo o rebanho seja vacinado. Para a segunda etapa, em novembro, o Ministério da Agricultura modificou a estratégia no estado e obrigará apenas a vacinação de animais com menos de 24 meses.


Goiás tem 124,6 mil propriedades rurais com bovinos e/ou bubalinos. “A meta é obter cobertura vacinal acima dos da última campanha oficial, demonstrando um engajamento crescente do produtor goiano”, destaca a chefe do Serviço de Saúde Animal do estado, Cecilia Paula Dezan. A cobertura no estado, em novembro de 2010, ficou em 97,6%.

Nos municípios onde os índices vacinais ficaram abaixo da média do estado, serão organizadas ações educativas, com enfoque na realização de vacinações assistidas. “Até o momento foram distribuídos cinco mil cartazes e 220 mil folders”, afirma a chefe do serviço no estado. Além disso, o ministério tem promovido palestras voltadas aos produtores rurais sobre a importância da vacinação e do controle e erradicação da febre aftosa.

Após vacinar o rebanho, os produtores devem levar a Declaração de vacinação e a cópia da nota fiscal da compra da vacina à Unidade Local da Agrodefesa. O prazo é até 5 (cinco) dias após a vacinação dos animais, nos 237 escritórios da Agrodefesa no Estado, distribuídos em 12 regionais.


Goiás tem o quarto maior rebanho do país, atrás apenas de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Desde 1995, o estado não registra casos de febre aftosa. A abertura da campanha foi no dia 29 de abril, com a presença do governador Marconi Perillo, em uma propriedade rural localizada em Cidade de Goiás.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.