CI

Governador de Goiás abre InterConf, em Goiânia

Mais de 1.200 pecuaristas estão em Goiânia para a 3ª Conferência Internacional de Confinadores InterConf


Mais de 1.200 pecuaristas estão em Goiânia para a 3ª Conferência Internacional de Confinadores InterConf, iniciada nesta manhã. “Temos um grande desafio pela frente: produzir carne bovina com eficiência e sustentabilidade”, disse Ricardo Merola, presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), promotora do evento.

“Temos evoluído muito, mas precisamos crescer ainda mais, pois o mundo conta com o Brasil para suprir as necessidades futuras”, assinalou Merola, conclamando os presentes.

A solenidade de abertura da InterConf 2010 contou com a presença do governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho. “Nosso estado é o maior confinador do país e um evento com este reconhece nosso potencial na pecuária”, ressaltou o governador.

O presidente da Federação da Agricultura de Goiás, José Mario Schreiner, lembrou que o Estado tem um dos maiores rebanhos bovinos do país (20 milhões de cabeças) e que há cerca de 30 mil projetos pecuários em Goiás. Para o dirigente da FAEG a redução do rebanho de matrizes nos últimos anos e a estiagem prolongada que vem afetando a produção pecuária em muitas regiões do Brasil cria um cenário propício para o avanço do confinamento, que pode ser no futuro a principal reserva de carne para atender mercados dentro e fora do país.

A InterConf prossegue até a quinta-feira, dia 16 de setembro. O evento vai neutralizar a emissão de carbono, com o plantio de 108 árvores nativas do Cerrado.

Sobre a Interconf 2010

Em 2010 a Interconf acontecerá em dois dias, com palestras e painéis no auditório do espaço de eventos Oliveira's Place em Goiânia (GO). O início será com o painel apresentado pelo atual vice presidente da FAPRI, especialista em economia global, Jay Fabiosa, que discorrerá sobre a importância de otimizar recursos na produção e processamento de alimentos no mundo, já pensando no futuro.

No painel sobre regulatórios e competitividade serão debatidas estratégias e novas ideias que visam beneficiar os produtores e o mercado. O objetivo é comparar o impacto econômico das principias tecnologias disponíveis para melhorar o desempenho dos bovinos em confinamento e evidenciar as diferenças entre regras que definem o que está disponível aos produtores no Brasil e o cenário vigente nos principais países produtores de carne do mundo.

No painel sobre tecnologia, além das palestras sobre floculação de milho, mineralização e processamento de foragem ocorrerá a apresentação de dois grandes confinadores, um brasileiro e outro americano, falando sobre os desafios de gestão e tecnologia envolvidos com a atividade nestes dois países.

O painel sobre a evolução do mercado brasileiro debaterá o que significa a carne bovina para o supermercado, restaurante e cozinha industrial. A intenção é mostrar ao produtor qual é o tratamento e a visão de quem compra carne para comercializá-la no Brasil.

As discussões sobre mercado vão além da importante atualização sobre o mercado mundial e o cenário brasileiro. Este ano teremos a oportunidade de ouvir especialistas vindos da China e da Índia e tentar entender se estes dois países são nossos clientes ou nossos concorrentes ou ainda as duas coisas.

Para finalizar, o Interconf 2010 contará com a participação de representantes oficiais dos principais candidatos a presidência da república que deixarão suas opiniões, estudos e mostrarão projetos futuros e planos de governo com relação à produção de carne bovina.
As informações são da assessoria de imprensa da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.