CI

Governador do Paraná diz que vai implantar preço mínimo


O governador do Paraná, Roberto Requião, anunciou ontem (19-02) que o governo irá estabelecer uma política de preços mínimos para os produtos básicos no Estado. A medida, segundo ele, visa garantir a renda mínima ao agricultor em época de crise. O anúncio foi feito durante o Show Rural da Coopavel, evento que iniciou na segunda-feira e termina amanhã em Cascavel.

A política de preços faz parte do Plano Agrícola que o governo está preparando para os próximos quatro anos e atingiria atividades e produtos básicos, como suinocultura e avicultura. Produtos como a soja estarão fora do programa por terem cotação internacional. O governador afirmou os preços mínimos irão garantir a rentabilidade dos produtores rurais em momentos de crise de oferta do produto, além de incentivar a agricultura paranaense.

Se a medida já estivesse em vigor, a crise da suinocultura, por exemplo, seria atenuada, disse ele. O setor enfrenta um dos piores momentos dos últimos cinco anos. O custo de produção de suíno está bem acima do que os produtores gastam para manter o plantel. Segundo a Associação de Suinocultura de Toledo, hoje o produtor vende o quilo do suíno por R$ 2,52, enquanto o custo de produção chega a R$ 2,80.

O governador ficou mais de duas horas no Centro Tecnológico, local onde se realiza o Show Rural. Ele elogiou a organização do evento e se comprometeu a ajudar a divulgá-lo para toda a América na próxima edição. O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, também acompanhou a visita do governador. Amanhã, às 10 horas, será a vez do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, visitar o Show Rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.