CI

Governador do Piauí visita a Embrapa Suínos e Aves

Uma comitiva liderada pelo governador do Piauí com o apoio do ex-ministro da Aquicultura e Pesca José Fritsch, estará na Embrapa Suínos em Aves.


Uma comitiva liderada pelo governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias, com o apoio do ex-ministro da Aquicultura e Pesca José Fritsch, estará na Embrapa Suínos em Aves (Concórdia-SC) na tarde desta quarta-feira, dia 29 de junho. O objetivo da visita é conhecer o projeto Abatedouros Móveis, desenvolvido pela Embrapa em parceria com a empresa Engmaq, de Peritiba-SC. Ele será recepcionado pela chefe geral Janice Zanella, que fará uma apresentação institucional, e pelo pesquisador Elsio Figueiredo, que apresentará o projeto. Ao final da visita, que está agendada para as 14h30, eles seguem para a empresa Engmaq.

Sobre a tecnologia - A Embrapa Suínos e Aves lançou em setembro de 2015, durante a Expointer, o Abatedouro Móvel para Suínos, que consiste em um abatedouro instalado em um caminhão e que tem como propósito ajudar pequenos suinocultores a realizar abates respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. A instalação, por ser móvel, tem a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade e ajudará a diminuir o custo da atividade, além de oferecer segurança alimentar aos produtos que chegam à mesa dos consumidores. A tecnologia também permite que produções em pequena escala tenham legalização fiscal e possam até ser vendidas para outros municípios ou estados.

O modelo de abatedouro para suínos também pode ser usado para ruminantes (ovinos, caprinos e bovinos), quando configurado para tal. O segundo modelo de abatedouro móvel a ser viabilizado será o de aves, que está na fase final de aprovação das plantas construtivas e na busca de recursos para a construção do protótipo. Também foi desenvolvida uma unidade móvel para peixes, o Entreposto de Pescado.  A parceria da Embrapa com a Engmaq está estabelecida em contrato, que envolve as Unidades da Embrapa que desenvolvem pesquisas com animais de abate e pescado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.