CI

Governador do RS anuncia medidas para aliviar perdas com a seca


O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, anunciou um pacote de medidas para amenizar o efeito da seca que se arrasta desde o início do ano sobre os pequenos produtores gaúchos. A iniciativa inclui desde prorrogação e descontos em financiamentos, abertura de poços e até cursos para as prefeituras que pretendem decretar situação de emergência para realizar obras sem a necessidade de licitação. Os agricultores também esperam para esta sexta-feira o socorro do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Segundo Rigotto, os financiamentos concedidos pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) que vencem entre março e dezembro serão prorrogados por um ano. O Palácio Piratini não soube precisar o montante financiado. As dívidas com o programa Troca-Troca (que prevê o pagamento em equivalência-produto) de sementes de milho receberão abatimentos de 50% a 80%.

Rigotto decidiu ressarcir os agricultores que já haviam pago o cheque-seca, um empréstimo emergencial concedido ainda no governo Antônio Britto (1995-1998), antes da anistia concedida na administração seguinte. O valor alcança R$ 1,4 milhão para 3,7 mil produtores. O Estado também está deslocando mais de 200 máquinas e equipamentos para a abertura de poços e açudes no interior.

Segundo o chefe da Casa Militar do Estado, coronel Paulo Osório, o governo oferecerá cursos aos municípios que estão decretando situação de emergência por causa da seca. Até agora já foram emitidos 333 decretos municipais (entre 497 municípios no Rio Grande do Sul), mas apenas 62 processos foram encaminhados para homologação pelo governo estadual por problemas de documentação.

Para os próximos dias, a Defesa Civil está prevendo a ocorrência de chuvas fortes em várias regiões do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.