CI

Governador do RS cria Grupo de Trabalho do Cooperativismo Gaúcho

O objetivo é reestruturar o cooperativismo do Estado


Em reunião almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, nesta segunda-feira (18), o governador Tarso Genro oficializou a Grupo de Trabalho do Cooperativismo Gaúcho que terá 90 dias para apresentar um conjunto de políticas para o desenvolvimento das cooperativas. O objetivo é reestruturar o cooperativismo do Estado e, para isso, este grupo terá representantes de várias entidades ligadas ao setor rural e do Governo estadual.


O diagnóstico revela que o modelo cooperativista gaúcho precisa de alguns ajustes para resolver dificuldades como o endividamento e problemas de gestão das cooperativas, disputa de mercado e falta de políticas públicas, Fundopen, política tributária, BNDS/PAR, inovação tecnológica, política de crédito, entre outros. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, "há um conjunto de itens na pauta que deverão ser percorridos para produzir uma política que aponte para o futuro do cooperativismo rural gaúcho."

O grupo de trabalho irá estudar, sistematizar e propor alternativas de desenvolvimento para que as cooperativas tenham condições de influir nas decisões, nos desdobramentos da aplicação do programa de Governo. "Vocês vão ver que as expectativas de nosso programa político vão ser realizadas. A qualificação da gestão e o financiamento para as cooperativas e a forma pela qual elas se articulam com os demais setores da produção são fundamentais para o nosso sucesso", disse o governador Tarso Genro.

O governador acrescentou ainda que, após os 90 dias de trabalho serão apresentados os resultados para implantação das políticas que foram discutidas pelo grupo, "não trabalhamos com prazos fictícios, vamos duplicar a importância do cooperativismo e colocar em um novo patamar do desenvolvimento", finalizou.


Fazem parte do grupo de trabalho:
Coordenador:
Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan

Representantes do Governo:
Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Gervásio Plucinski, Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, José Miguel Pretto, Secretaria da Fazenda, Sílvio Barbosa dos Reis, Banrisul, Guilherme Cassel, BRDE, José Hermeto Hoffmann, Badesul, Lindamir Teresinha Verbiski, Assessoria Superior do Governador, João Vittor Domingues e Milton Viário

Representantes da Ocergs/Fecoagro:
Vergílio Frederico Perius, Rui Polidoro Pinto, Caio Vianna, Aquelino Delalibera, Hélio Marchioro, Nei Mânica, Tarcísio Mineto

Representantes da Unicafes:
Claúdio Risson, Ailton Croda, Clamir Balen, Paulo Kreutz

Representantes da Coceargs:
Emerson Giacomelli.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.