CI

Governador ressalta importância da cadeia produtiva de grãos para a economia do Tocantins

Estado saltou de uma produção de pouco mais de um milhão para mais de quatro milhões de toneladas de grãos


Estado saltou de uma produção de pouco mais de um milhão para mais de quatro milhões de toneladas de grãos

O governador Marcelo Miranda participou nesta sexta-feira, 14, da abertura do plantio de soja no Tocantins, realizada na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, município de Porto Nacional. A solenidade contou com a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; do superintendente federal da Agricultura no Tocantins, Rodrigo Guerra; do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), Ruben Ritter; auxiliares do Governo e outras autoridades.

Marcelo Miranda ressaltou a importância da cadeia produtiva de grãos para a economia do Estado e o compromisso do Governo em promover políticas públicas que beneficiem e incentivem cada vez mais o setor, principalmente neste momento em que o segmento passa por dificuldades em virtude das adversidades climáticas. “Infelizmente, a forte estiagem que assolou o nosso Estado na última safra causou prejuízos, mas a expectativa é de crescimento da área plantada, com resultados positivos”, ressaltou, lembrando que o Tocantins é uma referência na produção de grãos.

O governador lembrou que nos últimos dez anos o Estado saltou de uma produção de pouco mais de um milhão de toneladas de grãos para mais de quatro milhões de toneladas, e que é possível melhorar ainda mais esse ritmo de crescimento, por se tratar de um Estado eminentemente agropastoril. “É no campo que está concentrada a maior riqueza do Tocantins”, pontuou.

Segundo o secretário Neri Geller, o Tocantins é uma importante fronteira agrícola do País. “Apesar das questões climáticas que prejudicaram a cadeia produtiva de grãos, os produtores locais estão otimistas”, comentou. Sobre os prejuízos dos produtores, o secretário disse que o Ministério da Agricultura já intercedeu, junto a instituições financeiras, no sentido de agilizar as renegociações das dívidas de custeio e investimentos do setor para que a atividade não seja penalizada.

Produção

A Fazenda Nossa Senhora do Carmo é de propriedade dos Irmãos Rossato e está localizada a 58 quilômetros de Palmas. De acordo com Ademir Celso Rossato, a expectativa é de plantar quatro mil hectares de soja e milho na safra 2016/2017; e uma colheita em torno de 200 mil sacas de grãos. Já para a safrinha, que começa em fevereiro, a estimativa é de colher algo em torno de 150 mil sacas. O presidente da Aprosoja, Ruben Ritter, informou que a estimativa é que a área plantada no cerrado - sem contar várzeas - seja de 750 mil hectares no Estado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.