CI

Governador/RS lança Plano Safra-RS 2012/13 nesta quinta-feira

O ato acontecerá às 11h, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini


Uma semana depois da presidente Dilma Rousseff lançar o Plano Safra Nacional da Agricultura Familiar, em Brasília, o governador Tarso Genro anuncia, nesta quinta-feira (12), as medidas para o Plano Safra-RS. O ato acontecerá às 11h, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, participam da cerimônia.

O conjunto de medidas elaboradas pelo Governo Estadual tem o objetivo de complementar o Plano anunciado pela União, de acordo com as necessidades do Estado. O Rio Grande do Sul é a primeira unidade federal a lançar um Plano Safra próprio. A primeira edição foi posta em prática no ano passado, quando foram destinados R$ 1,1 bilhão de recursos próprios às 380 mil propriedades rurais de agricultura familiar situadas no Estado.

O Plano Safra-RS foi elaborado a partir de fóruns de Participação Popular e Cidadã. Reúne diversas ações e prioriza demandas referentes a temas como combate à estiagem e ao esvaziamento no campo, erradicação da miséria rural, melhoria de infraestrutura e recuperação da capacidade de gestão do Estado.

Plano Safra Nacional

O Plano Safra Nacional da Agricultura Familiar, lançado no dia 4, oferece R$ 18 bilhões de crédito para agricultores familiares, além de juros abaixo da inflação para financiar a produção de mais de 4 milhões de pequenas propriedades rurais no País. Os recursos para financiar investimentos e custeio são provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.