CI

Governo anuncia operação contra gripe A na Expointer

Estrangeiros que tiverem sintomas farão quarentena em hospital de Esteio


Os visitantes da Expointer 2009 receberão sachês de álcool para higienizar as mãos e terão à disposição o produto nos banheiros. As medidas fazem parte das ações anunciadas ontem pelo governo gaúcho para prevenir a propagação da gripe A durante a mostra, que acontece de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Para atendimento à população, haverá pelo menos três postos médicos no parque, sendo dois de atendimento 24 horas. Em anos passados, eram dois. Estrangeiros com suspeita da doença e que tiverem de permanecer em quarentena ficarão em isolamento no Hospital São Camilo, em Esteio. Caso a doença seja confirmada e exija tratamento, o paciente será transferido para hospital de referência, em Porto Alegre. Além disso, será fornecido ao público material com recomendações de higiene e prevenção da gripe A.

O secretário da Saúde, Osmar Terra, descartou qualquer possibilidade de suspensão do evento. O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, disse que está garantida a presença dos suínos na exposição. Na semana passada, os organizadores da Exposição de Palermo, em Buenos Aires, na Argentina, cancelaram a participação da espécie na feira tendo em vista casos registrados de gripe A em suínos.

A estimativa é que a Expointer receba entre 500 e mil visitantes da Argentina, Chile e Uruguai. Porém, acrescentou Terra, não há grandes riscos de propagação da doença porque a maior parte das atividades é realizada ao ar livre. Machado destacou que os locais onde acontecem os leilões são bem arejados. Ele acredita que, até a mostra, a população estará convencida que o risco real não é tão grande como se pensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.