CI

Governo apresenta projeto de transferência de tecnologia social

Objetivo é transferir tecnologia social para organizações de agricultores familiares da Região Norte do Espírito Santo


Com o objetivo de transferir tecnologia social para organizações de agricultores familiares da Região Norte do Espírito Santo, o Governo do Espírtio Santo, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está executando um projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti).


O “Programa Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo” (Tecsocial), apresentado nesta terça-feira (14), no auditório da Sectti, contará com recursos de mais de R$ 1,3 milhão provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Na apresentação, estiveram presentes o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o diretor técnico do Instituto, Aureliano Nogueira, o subsecretário da Agricultura do Estado, Fabio Ahnert, e da Sectti, Alberto Gavini, a coordenadora do Tecsocial, Peirângeli Aoki, dentre outras autoridades

“O Tecsocial foi construído com base nas demandas dos agricultores familiares, que decidiram organizar e estruturar a cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros de alguns municípios inseridos nas regiões Norte e Noroeste que carecem de educação formal e profissional, têm baixos níveis de renda, além dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs)” afirma a coordenadora do projeto, Pierângeli Aoki.

“Estamos alinhando as questões sociais para gerar conhecimento aos agricultores familiares, auxiliando no desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda para os produtores dos municípios beneficiados. Este projeto se tornou referência no Incaper, pois é uma oportunidade de desenvolver a produção envolvendo todos os gêneros”, destaca o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.


O Tecsocial

O projeto vai atender a 30 municípios do Norte do Espírito Santo, beneficiando agricultores e aquicultores de base familiar, assentados, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, profissionais artesanais, indígenas, empreendedores familiares e extrativistas florestais envolvidos em organizações sociais, contemplando as questões de gênero e geração, pelo menos 50 grupos produtivos serão assistidos durante 24 meses de projeto.

O projeto, que é executado pelo Incaper, tem como parceiros a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.