CI

Governo argentino deve sofrer oposição de sindicatos rurais

Os agricultores têm medo de que o presidente Alberto Fernandez aumente a taxa de imposto de exportação


É possível que o novo governo argentino sofra alguma oposição dos sindicatos rurais do país, segundo informações do portal local efarmnewsar.com. Existem quatro grandes sindicatos rurais na Argentina, a Sociedade Rural (SRA), Confederação Rural (CRA), Coninagro (cooperativas) e Agricultores Federados (FAA), e os quatro se juntaram à Mesa de Enlace, a superestrutura que se converteu em uma força-tarefa contra o governo de Cristina Fernández de Kirchner, de 2008 a 2015. 

Nesse cenário, os agricultores têm medo de que o presidente Alberto Fernandez aumente a taxa de imposto de exportação. Caso ele aumente os impostos de exportação para 10%, apenas ajustará o imposto à taxa inicial. Mas os agricultores suspeitam que o novo governo possa aumentar ainda mais o imposto, talvez para 12% para os cereais e 30% para a soja (atualmente fixada em cerca de 25%). 

A liderança da Confederação Rural de Santa Fe expressou através de um comunicado à imprensa sua oposição à continuidade e / ou ao aumento dos impostos de exportação, dizendo que "não tolerarão que o governo use o setor agrícola como caixa de coleta". 

Segundo informações do portal, os agricultores que se juntaram aos grupos do WhatsApp expressaram seu desconforto com os rumores sobre um aumento nos impostos de exportação. “Não é uma questão menor que nas principais províncias agrícolas (Santa Fé, Entre Ríos e Córdoba), a coalizão oficial Cambiemos derrotou a Frente de Todos de Alberto Fernandez. Os agricultores pensam que, no final das contas, os eleitores dos maiores conglomerados urbanos, longe da vida rural, impõem sua agenda às comunidades rurais. Esses agricultores estão pedindo indignações ao lado das rotas, como em 2008, quando o ex-governo do CFK impôs um esquema móvel de impostos à exportação”, informa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.