CI

Governo avança no controle da brucelose em Roraima

A doença acomete também rebanho bovino


A doença acomete também rebanho bovino

Em 2016, o Programa de Controle de Erradicação e Controle da Brucelose e Tuberculose, executado pela Aderr (Agência de Defesa do Estado de Roraima), alcançou cobertura vacinal de 53 mil animais. Trata-se de uma doença infecciosa que acomete bovinos, ovinos, caprinos, equinos e suínos.

A Aderr vem cumprindo com as metas por meio de campanhas educativas onde o produtor recebe informações sobre a importância da vacinação. Medidas sanitárias previstas em lei foram também instituídas por meio de Portaria estabelecendo multas para não vacinação de bezerras, e vinculando a emissão de GTA à exigência da vacina de brucelose B19.

“O produtor só pode fazer deslocamento de animais se tiver a comprovação da vacina. Ele tem que fazer a declaração a cada seis meses, só assim ele pode conseguir a Guia de Trânsito Animal”, ressaltou a servidora responsável pelo Programa, Fabiana Menezes.

Ela também informou que em casos de aglomeração, como em exposição de animais, é obrigado que todos façam o exame de brucelose, que tem validade de 60 dias. “Fêmea com idade igual ou superior a 24 meses que foram vacinadas. Fêmeas não vacinadas e machos com idade superior a 8 meses precisam fazer o exame”, enfatizou.

A doença pode ser transmitida, excepcionalmente, ao homem. O código sanitário internacional estabelece o abate sanitário dos animais acometidos pela brucelose.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.