CI

Governo baiano comprova irrigação legal na Igarashi

Propriedade foi invadida e vandalizada há alguns dias


O Governo do Estado da Bahia atestou a regularidade do sistema de irrigação existente na fazenda da produtora de alimento Igarashi na localidade de Correntina (Bahia). A propriedade foi invadida e vandalizada há alguns dias por militantes que denunciavam supostos crimes na captação, provocando prejuízos estimados na ordem de R$ 60 milhões até o momento.

De acordo com o departamento jurídico do Grupo Igarashi, a empresa rural não utiliza atualmente sequer metade da outorga de recursos hídricos aos quais teria direito por concessão do Inema (Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) da Bahia. Em seus quatro mil hectares, apenas 1,2 mil hectares são cultivados com irrigação, produzindo 3,6 mil de toneladas de feijão. 

“O Governo do Estado da Bahia, informa que através da Portaria nº 9159/15, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 28/01/2015, regularizou a captação superficial no rio Arrojado, com vazão de 182.203 m³/dia, para fins de irrigação na Fazenda Rio Claro, no município de Correntina, de propriedade da Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda. No dia 28/05/2017, foi feita vistoria nas fazendas Rio Claro e São João Vienez para averiguar a implantação do projeto de irrigação”, afirma o governo baiano em nota.

“Durante a vistoria percorreu-se a área e foi verificada a existência de 32 pivôs, cada um para uma área de aproximadamente 80 hectares, porém ainda não estavam fazendo uso da água para irrigação, visto que o projeto encontrava-se em fase final de implantação (restando energizar a rede elétrica já instalada) e ainda não havia captação de água no rio Arrojado”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.