Governo brasileiro participa de diálogo com o Japão para atrair investimentos em infraestrutura

Agronegócio

Governo brasileiro participa de diálogo com o Japão para atrair investimentos em infraestrutura

Japoneses veem a melhoria da rede de transporte de grãos como oportunidade de negócios
Por:
673 acessos

Japoneses veem a melhoria da rede de transporte de grãos como oportunidade de negócios

O governo brasileiro está aberto ao diálogo e disposto a desenvolver parcerias para a melhoria da infraestrutura e transporte de grãos no país. A informação foi dada pelo diretor de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Marques Sampaio, durante seminário promovido pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão e pela embaixada daquele país no Brasil, nesta quinta-feira (27), em Brasília.
 
A produção agrícola do Centro-Norte do Brasil está se expandindo, o que abre espaço para investimentos em infraestrutura e logística nessa área. Tanto é assim que empresários e investidores japoneses têm mostrado interesse na região, principalmente na nova fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia, também conhecida como Matopiba. 
 
De acordo com estudo do Mapa, o Matopiba terá um crescimento percentual maior que o do Brasil na produção de grãos. Na temporada 2015/2016, a safra foi de cerca de 12,7 milhões de toneladas e a projeção para os próximos dez anos é que salte para 24,4 milhões de toneladas.
 
“O Brasil é um grande produtor agropecuário, competitivo no mercado internacional, mas pode se tornar ainda mais com a melhoria do transporte e do armazenamento de grãos”, salientou Eduardo, durante a apresentação para representantes japoneses de tradings, empresas de investimentos, transporte, agroquímicos, alimentação, ambiental, máquinas, armazenagem, financeiro, publicidade e seguradoras.

O encontro também tem a participação da Câmara de Comércio do Japão e da Agência de Cooperação do Japão.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink