CI

Governo canadense reavaliará Mancozeb 

“Um novo documento de Decisão de Reavaliação Proposta (PRVD) está previsto para ser lançado nas próximas semanas"


A Pest Management Regulatory Agency (PMRA), ou Agência Reguladora de Manejo de Pragas do Canadá, anunciou que irá reavaliar o defensivo químico Mancozeb. Em junho deste ano o governo canadense acabou restringindo o uso do fungicida sobre a alegação de que o mesmo trazia riscos para a saúde humana. 

De acordo com Eugenia Banks, especialista em batatas no Ontario Potato Board, a agência busca resolver o problema para que não reste dúvidas sobre a segurança ou não do produto para o cultivo de plantas ornamentais, oleaginosas e fibras, bem como em florestas e bosques, além de batatas e tomates. Nesse cenário, os produtores rurais do país estão fornecendo subsídios para que o governo libere o uso do Mancozeb. 

O Mancozeb é um fungicida de contato de amplo espectro com modos de ação multi-sitio em todas as culturas, menos na bata.. Naquela época, a PMRAentendeu que o registro contínuo de produtos contendo Mancozeb era aceitável para aplicação foliar às batatas, já que a alegação foi de que ele não penetrava no solo e não mantinha contato com as raízes. 

Sendo assim, decidiu promover mais uma reavaliação alegando que proposta deveria ter declarado, com base na avaliação do risco alimentar, que todos os usos foram propostos para serem cancelados, ao invés de afirmar que certos usos foram propostos para o registro continuado com medidas adicionais de redução de risco propostas”. 

“Um novo documento de Decisão de Reavaliação Proposta (PRVD) está previsto para ser lançado nas próximas semanas. Isso incluirá um período de consulta de 90 dias, seguido de uma revisão de qualquer informação recebida antes de uma decisão final ser emitida”, concluiu o documento do Departamento. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.