CI

Governo de Alagoas distribuiu 2,4 milhões de alevinos em 2016

O secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos destaca o alcance social da distribuição dos alevinos

O secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos destaca o alcance social da distribuição dos alevinos

O ano de 2016 para seis mil famílias de pequenos produtores, distribuídas em vinte e dois municípios de Alagoas foi um ano produtivo. Literalmente. É que, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), o Governo de Alagoas fez a distribuição de 2,4 milhões de alevinos de tilápia para povoamento de tanques escavados.

Fruto da parceria institucional entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e o Centro de Referência de Aquicultura do Baixo São Francisco da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), os alevinos foram produzidos nas estações de piscicultura de Rio Largo e Piranhas, de onde foram doados aos pequenos produtores.

Água Branca, Anadia, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Branquinha, Campo Alegre, Canapi, Capela, Carneiros, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coruripe, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Flexeiras e  Ibateguara estão entres os municípios contemplados pelo programa.

O secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos destaca o alcance social da distribuição dos alevinos de tilápia entre os pequenos produtores das diversas regiões do Estado de Alagoas e assegura que a meta do Governo do Estado Alagoas é aumentar ainda mais as doações a partir de 2017. “Dessa forma, o Governo do Estado distribui renda às famílias e fixa o homem no campo, com atividades na produção e comercialização do pescado”, afirmou Álvaro Vasconcelos.

Os irmãos Cícero Rodrigues da Silva e Everaldo Rodrigues da Silva,  moradores das comunidades rurais Lagoa da Vaca e Sítio Panelas, respectivamente, no município de Piranhas, foram contemplados no mês de março com mil alevinos de Tilápia, cada.

“Para nossa família, só temos a ganhar com essa distribuição feita pelo Governo do Estado porque trabalhamos na nossa propriedade e complementa a nossa renda”, disse Cícero Rodrigues.

E para incentivar ainda mais a criação e comercialização de pescado em Alagoas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) também ofereceu cursos de capacitação aos técnicos das secretarias municipais de Agricultura, agricultores e estudantes.

Como informa o superintendente de Aquicultura da Seagri, Manoel Sampaio, os pequenos produtores, gestores e técnicos tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de monitoramento da qualidade da água, manejo, nutrição alimentar de peixes, tipos de pescado adequado para aquicultura e sistema de produção.

Também foram beneficiados ainda os municípios de Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Mar Vermelho, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici e Novo Lino.

Bem como Olho D’água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paripueira, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela, Traipu, União de Palmares e Viçosa.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.