CI

Governo de Goiás viabiliza acesso à água para a Produção Rural Sustentável na Bacia do Piancó

Evento integra as ações de gerenciamento da bacia


Foto: Divulgação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e ainda com a participação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entrega 53 outorgas a produtores rurais da Bacia do Ribeirão Piancó, em Anápolis, nesta terça-feira (3/5). O evento denominado “Acesso à água para a Produção Rural Sustentável na Bacia do Ribeirão Piancó” começará às 16 horas, no Auditório Tatersal do Parque de Exposições Agropecuárias, e fará parte da programação da 63ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana).

A iniciativa integra a série de ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo de Goiás, desde 2019, para aprimorar a gestão das bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó. Em 2021, o Decreto Estadual nº 9.872 estabeleceu prioridades para o uso da água e atribuiu responsabilidades aos entes parceiros com o objetivo de gerenciar o risco de emergência hídrica nas duas bacias. À Seapa, coube “implementar medidas de apoio e orientação aos agricultores, visando a melhoria da eficiência de uso da água nas atividades agropecuárias”.

“Intensificamos as ações de orientação, como reuniões, palestras e visitas. O foco foi tirar dúvidas dos produtores sobre boas práticas de conservação do solo e sistemas de irrigação mais adequados e eficientes para cada atividade agropecuária”, explica o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. De acordo com ele, o trabalho foi desenvolvido em parceria com a Semad, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), os sindicatos rurais e as prefeituras municipais.

Durante o evento, a titular da Semad, Andréa Vulcanis, fará a entrega de 53 outorgas de uso de água a produtores da região. A secretária reitera a importância das discussões acerca das políticas públicas de gestão dos recursos hídricos. E ressalta o diálogo permanente, “que desde o ano de 2019 tem ouvido e priorizado a população, sociedade civil organizada, entidades, setores empresariais e ambientalistas quando da tomada de decisões afetas à proteção do meio ambiente, bem como àquelas que impactam direta e indiretamente a economia do Estado”.

Equipes da Semad estarão presentes no evento para atender produtores rurais e esclarecer dúvidas sobre o acesso à agua na Bacia do Ribeirão Piancó. Gerente de Agricultura Irrigada da Seapa, Vitor Hugo Antunes fará uma palestra sobre eficiência hídrica na produção agropecuária. Também estarão à disposição dos produtores a gerente de Infraestrutura Rural, Claudia Nogueira, e o engenheiro agrônomo e técnico em Gestão Pública da Seapa, Alisson Ferreira, bem como o superintendente de Engenharia Agrícola e Desnvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos.

O evento “Acesso à água para a Produção Rural Sustentável na Bacia do Ribeirão Piancó” tem o apoio do Sistema Faeg/Senar, da Prefeitura de Anápolis e do Sindicato Rural de Anápolis.

Expoana
A 63ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana) teve início na última sexta-feira (29/4) e segue até o próximo domingo (8/5). O público já pode visitar animais e estandes, e participar de workshops, seminários, cursos e rodadas de negócios. A abertura oficial da Expoana 2022 está marcada para esta quarta-feira (4/5), às 19 horas, com a presença de autoridades, show sertanejo e rodeio. Confira a programação completa: https://www.instagram.com/sindicatoruraldeanapolis.

SERVIÇO
Acesso à água para a Produção Rural Sustentável na Bacia do Ribeirão Piancó
Data: 3 de maio de 2022 (terça-feira)
Horário: 16 horas
Local: Auditório Tatersal do Parque de Exposições Agropecuárias de Anápolis / Sindicato Rural de Anápolis (Margens da BR-153, próximo ao viaduto que dá acesso ao Clube das Acácias)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.