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Governo de Minas lança a Semana Internacional do Café

Minas Gerais deve colher em 2013 cerca de 25 milhões de sacas de café


Evento, que ocorrerá em setembro, terá como atrativos uma feira mundial para negociar o produto e a reunião de 50 anos da OIC, que reunirá representantes de 70 países

Minas Gerais deve colher em 2013 cerca de 25 milhões de sacas de café

Em entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira (18), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, lançou a Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro de 2013, que será realizado em Belo Horizonte no período de 9 a 13 de setembro, no Expominas.


Também participaram da entrevista representantes de entidades parceiras na realização do evento: Organização Internacional do Comércio (OIC), Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae e Café Editora.

A Semana Internacional do Café terá como principais atrativos a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, feira internacional para negociação do produto. O evento se insere nos esforços de internacionalização do Estado empreendidos pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo.

Durante a coletiva, o secretário Elmiro Nascimento ressaltou a importância da escolha do Estado para sediar o evento. “Vamos mostrar ao mundo o real valor do café de Minas Gerais. A Semana Internacional do Café vai destacar que o Estado não é apenas o maior produtor, mas também tem um excelente nível de qualidade”, afirmou.

BH se transformará na capital mundial do café

A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do produto. Na reunião da OIC, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.

Para o diretor executivo da OIC, Robério Oliveira Silva, o produto mineiro vem ganhando cada vez mais relevância no mercado global. “A decisão sobre sediar a celebração dos 50 anos da OIC em Minas Gerais surgiu a partir de uma oferta do Governo do Estado para celebrar também a participação do café mineiro no cenário internacional”, destacou durante a coletiva.


A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, dando melhores condições a todos os participantes do setor. Os países membros (produtores e consumidores) podem discutir as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café e desenvolver as políticas e soluções apropriadas.

Por exemplo, no caso da crise dos preços baixos que abalou o setor entre 2000 e 2004, a OIC desenvolveu uma metodologia para melhorar o equilíbrio da oferta e da demanda mundiais, nela incluindo a promoção de iniciativas para expandir o consumo, a melhoria da qualidade e o estabelecimento de um programa de diversificação. Este, por sua vez, podia incluir ações para projetos específicos com o objetivo de gerar receitas complementares para os cafeicultores, através, por exemplo, da introdução de novos cultivos sem a eliminação da cafeicultura propriamente dita.

Espaço Café Brasil

O Espaço Brasil Café, que em sua 8ª edição chega pela primeira vez a Minas, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops.

A feira em números:

- 6.500 visitantes de 18 países

-110 marcas expositoras, gerando cerca de 10 milhões em negócios*

-35 lançamentos de produtos e serviços

- maisde 10.000 cafés servidos por mais de 80 baristas e profissionais

- mais de 30 compradores internacionais

- 90 horas de conteúdo e debates para mais de 2.000 pessoas

- 40 workshops e palestras com as principais cabeças do mercado

- 14 sessões de Cupping, mais de 400 xícaras provadas

- 42 amostras recebidas para Coffee of the Year Brasil & Rodada de Negócio

- 500 mil em negócios gerados na venda direta entre comprador-produtor

- 15 Reuniões One to One conectando torrefadores e produtores

- 55 artigos e matérias publicadas nacionalmente

- 30 mil visitantes únicos no site da feira, com mais de 70 mil páginas visualizadas

-Milhares de apaixonados e apreciadores de café

*Dados referentes a 2012

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