CI

Governo de SP lança primeira semente orgânica de milho do Brasil

Variedade “AL Avaré” é produzida pelo Núcleo de Ataliba Leonel



A secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, anunciou na BioBrazil Fair Biofach América Latina – 2014 –, a primeira semente orgânica de milho do País. A variedade “Al Avaré” foi produzida pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - e multiplicada pelo produtor Luiz Fernando D`All Evedove, de Marília. Esta é a primeira semente orgânica brasileira a receber o selo do IBD – Instituto de Biodinâmica -, órgão responsável pela certificação de produtores e material orgânico. 

A variedade de milho “AL Avaré” é produzida pelo Núcleo de Ataliba Leonel, do DSMM, desde o seu lançamento, em 2009. No ano passado, a variedade foi escolhida para ser multiplicada no sistema orgânico, por suas ótimas qualidades de produção, resistência natural às pragas e doenças e fácil adaptação às diversas condições climáticas.

Como a produção não é feita somente pelas fazendas do DSMM, mas também por agricultores cooperados, foi selecionado um produtor de sementes legalmente credenciado e habilitado no sistema orgânico para fazer a multiplicação da variedade “Al Avaré”. A área plantada pelo agricultor Luiz Fernando transformou-se num “Campo de Cooperação”, registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Após a colheita, as sementes são destinadas às unidades do DSMM, que fazem todo o preparo do produto para a comercialização, incluindo secagem, limpeza, seleção, análise, beneficiamento, classificação, ensaque, loteamento e identificação das sementes. No caso da semente orgânica “Al Avaré”, este processo é realizado no Núcleo de Semente de Paraguaçu Paulista, cujas instalações foram totalmente remodeladas e adaptadas para receber o certificado do IBD.

A maioria dos orgânicos produzidos no Brasil, como hortaliças e frutas, é cultivada com sementes convencionais. A produção de sementes orgânicas existe, mas em pouca quantidade e, em sua maioria, feita por pequenos agricultores. Uma normativa do Ministério da Agricultura havia determinado que o uso de sementes orgânicas seria obrigatório para a produção de agroecológicos, a partir de dezembro do ano passado. Porém, com a falta de sementes para abastecer o mercado, a decisão foi adiada. 

“Na safra 2014/2015 as sementes orgânicas já estarão à disposição dos produtores paulistas. É mais uma ação do São Paulo Orgânico, projeto do Governo do Estado que dá apoio e incentivo ao setor em toda a sua cadeia produtiva”, afirmou Mônika Bergamaschi.

“Isso inclui linha de crédito para financiar a transição da agricultura convencional para a orgânica, assistência técnica, capacitação, rodadas de negócios entre produtores e compradores para fomentar o mercado de orgânicos e até mesmo a criação de uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento, especializada em Agricultura Ecológica” completa a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.