CI

Governo do Estado autoriza uso do Selo Sabor Gaúcho à quarta agroindústria de Ajuricaba

A agroindústria familiar Renascer, no interior de Ajuricaba, recebeu nesta terça-feira (17/05) Certificado de Inclusão no Peaf - Selo Sabor Gaúcho.


A agroindústria familiar Renascer, no interior de Ajuricaba, recebeu nesta terça-feira (17/05) Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) - Selo Sabor Gaúcho. É a quarta agroindústria do município do Corede Noroeste Colonial, a primeira no segmento de ovos, a receber o documento, conferido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A certificação do Governo gaúcho assegura aos consumidores que a agroindústria passou por todas as etapas ligadas à sanidade, licenciamento ambiental e tributação, exigidas pela legislação. 

O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Vito Cembranel, destacou a importância do empreendimento para a sucessão familiar e a redução do desemprego. Na Renascer, por exemplo, além dos proprietários, Gilmar e Viviane Ribas, trabalham três filhos do casal e um genro.

De acordo com a vice-prefeita de Ajuricaba, Velanir Bagolin, o segmento familiar tem recebido estímulo do poder público municipal. O município de pouco mais de sete mil habitantes, segundo a vice-prefeita, possui Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e cinco médicos veterinários contratados pela Prefeitura. 

Localizada na Linha 20, a agroindústria Renascer tem potencial para produzir 600 dúzias de ovos por semana, de acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar de Ajuricaba, Renato Venzo.

Ainda de acordo com Venzo, há outras três agroindústrias funcionando em Ajuricaba com o Selo Sabor Gaúcho, nos segmentos de queijo colonial, embutidos e frango resfriado. A primeira delas a receber autorização para operar com o Selo Sabor Gaúcho, em outubro de 2013, foi a Bello Galeto. 

Sem burocracia

O Rio Grande do Sul é o único Estado brasileiro a autorizar a venda da produção agroindustrial por meio da Inscrição Estadual de Produtor Rural. A iniciativa do Governo do Estado visa estimular as cadeias curtas de comercialização, retirando entraves em contratos de compra e venda do mercado local. 

Também participaram da entrega do Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) - Selo Sabor Gaúcho, o assistente técnico regional de Organização Econômica, Erni Breitenbach, e o supervisor interino da microrregião da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Abel Toquetto.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.