CI

Governo do RS assina transferência da Central de Inseminação Artificial

O novo local será construído em Capão do Leão.


A governadora do RS, Yeda Crusius, assinou, nesta quarta-feira (28), em Pelotas, um protocolo de intenções para a transferência da Central Riograndense de Inseminação Artificial (Cria) para uma nova sede. Fundada em julho de 1974, a instituição tem sua estrutura física, atualmente, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O novo local será construído na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão.

"Haverá mais qualidade e crescimento em termos de prestação do serviço, qualificando a produção gaúcha", destacou a chefe do Executivo. A Cria atua para qualificar, por meio da inseminação artificial, o rebanho de gado de leite e de corte gaúcho, em seus padrões genéticos, zootécnicos e sanitários. Além disso, identifica reprodutores de qualidade e distribui sêmen congelado e nitrogênio líquido.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) coordenará os trabalhos de transferência e administração do órgão, em parceria com a Embrapa, que cederá a área. A Fepagro, por sua vez, dará apoio técnico visando à eficiência do status sanitário bovino e a Emater/RS-Ascar prestará apoio técnico e operacional à Central de Inseminação.

O titular da Seappa, Gilmar Tietböhl, destacou que a transferência trará resultados positivos, tanto para a Central quanto para a região. “Vamos dar um salto de qualidade no trabalho da Cria. A central estará na maior região produtora do setor e mais próxima dos programas desenvolvidos pelo Governo”, afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.