CI

Governo do RS implementa Memorial voltado exclusivamente para o arroz

O Memorial irá resgatar a história da lavoura de arroz e mostrar para a sociedade a evolução da pesquisa na área orizícola do Rio Grande do Sul


O Governo do Estado, por meio das secretarias da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio e da Cultura, e juntamente com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), realiza o lançamento da pedra fundamental da futura sede do Memorial Alberto Bins, nesta terça-feira (28), às 16h, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha.

O Irga, juntamente com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Tecnologia ao Irga (Fundação Irga), desenvolveu, em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico, o Projeto Memorial Alberto Bins para a estabilização das ruínas históricas da residência da família Bins e a construção de uma área destinada a abrigar o acervo histórico e tecnológico. O espaço, localizado às margens do rio Gravataí, contará com uma biblioteca, auditório, áreas internas e externas para exposições permanentes e temporárias, salas para pesquisas, um terraço, memorial, administração e o tratamento paisagístico do sítio, criando um percurso independente de contemplação ao monumento e seu entorno.

De acordo com o presidente do Irga, Maurício Fischer, o Memorial irá resgatar a história da lavoura de arroz e mostrar para a sociedade a evolução da pesquisa na área orizícola do Rio Grande do Sul. Polo da produção arrozeira na América Latina, o Estado ganhará o primeiro Memorial voltado exclusivamente para o arroz.

A obra terá 810m² de área total construída. A arquiteta Cristina Martins, responsável pelo projeto, garante que as ruínas da casa serão preservadas e que a ideia é atrair a população para o conhecimento da história do cereal no local onde se formou uma das primeiras lavouras de arroz irrigado do Estado. O projeto contempla o contraste entre o antigo e o novo: a restauração das ruínas da casa do Major Alberto Bins e a edificação do Memorial.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.