CI

Governo do RS projeta levar mais alimentos da agricultura familiar para escolas

Governo vai aumentar o fornecimento de alimentos às escolas



Através de uma parceria com outras entidades governo vai aumentar o fornecimento de alimentos às escolas

As secretarias estaduais de Educação e Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), juntamente com a Emater/RS-Ascar, construíram, no começo desta semana, em Ijuí, uma agenda de compromissos com o objetivo de aumentar a participação dos agricultores familiares no fornecimento de alimentos às escolas. 

Entre os pontos acertados estão a definição e o compartilhamento, no âmbito das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), de uma lista de produtores rurais que possam suprir a demanda alimentar das escolas, bem como a compra centralizada dos alimentos, por meio de chamada pública. Conforme a legislação brasileira, pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para alimentação escolar devem ser empregados na compra de produtos da agricultura familiar. 

O encontro, realizado no auditório da 36ª CRE, reuniu representantes do Governo do Estado, Emater/RS-Ascar, Núcleos de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, seis Coordenadorias Regionais de Educação, agricultores e cooperativas do Noroeste gaúcho. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, Silvana de Mattos, estarão ocorrendo reuniões no mês de junho com diretores de escolas, representantes de cooperativas e extensionistas da Emater/RS-Ascar para elaboração de listas de fornecedores locais, que deverão ser consultadas pelas CRE na compra centralizada dos alimentos para os estudantes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.