Governo dos EUA premia exportadora de açaí no AM
A Sambazon Company of Brazil recebeu o Prêmio Anual de Excelência Corporativa do Departamento de Estado norte-americano
A Sambazon Company of Brazil - empresa exportadora de açaí para os Estados Unidos e para a Europa – recebeu nessa segunda-feira (06-11) o Prêmio Anual de Excelência Corporativa do Departamento de Estado norte-americano pelo programa de desenvolvimento sustentável realizado na Amazônia.
Segundo a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, o resultado do trabalho da Sambazon é exemplo do impacto de uma empresa nas comunidades em que vivem na área em que atua.
A Sambazon capacita 10 mil pessoas que lhe fornecem açaí, oferece-lhes microcrédito e patrocina programas científicos e culturais para a preservação da Amazônia. O embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, acredita que a empresa é co-responsável pela redução do desmatamento da amazônia, anunciado pelo governo brasileiro no fim do mês passado.
Para Condoleezza, o prêmio reconhece empresas que promovem em outros países os valores defendidos pelos EUA. A cerimônia de entrega do prêmio, em Washington, contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. "A missão de uma empresa é promover mudanças", disse Ryan Black, fundador e diretor-executivo da Sambazon.
A General Motors e o Goldman Sachs também foram premiados por trabalhos sociais na Colômbia e no Chile. A montadora emprega e capacita ex-combatentes de milícias paramilitares. O banco de investimentos, por sua vez, patrocina uma reserva ambiental.
Com um faturamento previsto para este ano de US$ 12 milhões e estimativa de dobrar essa receita no ano que vem, a Sambazon investiu US$ 5,6 milhões na construção de uma fábrica para processar a fruta e produzir sucos, polpa congelada e o pó do açaí.