CI

Governo e Embrapa firmam parceria para gestão das águas em Minas


O vice-governador Alberto Pinto Coelho assinou, nessa segunda-feira (13), despacho governamental autorizando as secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) firmar parceria com a Embrapa para a elaboração de projetos de gestão da água e de capacitação tecnológica de agricultura irrigada sustentável. Participaram da solenidade o secretario de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues, e do secretário-adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Romano.


De acordo com o vice-governador Alberto Pinto Coelho, a parceria com a Embrapa visa ainda mais a preservação do meio ambiente e o aumento da produção agrícola em Minas. "Vamos investir em pesquisa científica para desenvolver tecnologias e avançar ainda mais na gestão dos recursos hídricos e sua aplicação, visando a preservação do meio ambiente e a agricultura irrigada sustentável em nosso estado", destacou o vice-governador.

Segundo o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, o Brasil possui 12% das reservas de água doce do planeta, e cerca de 4 milhões de hectares irrigados. "Temos um passivo que precisa ser resgatado. Minas Gerais é referência na busca de conhecimentos e políticas públicas que nos ajudam na agenda do Uso sustentável da água. Aqui vamos produzir grandes avanços não só para Minas, mas para o Brasil", afirmou o presidente da Embrapa.

Para o secretario de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues, Minas Gerais dá um grande passo e irá se tornar cada vez mais referência em gestão das águas. "Estamos criando um núcleo de tecnologia e conhecimento para que o Estado possa avançar ainda mais na vanguarda da gestão dos recursos hídricos. Isso é um passo gigantesco, juntamente com a Embrapa, para que a agricultura faça um pacto com a sustentabilidade e, através da certificação, vamos poder trabalhar e conscientizar o produtor rural da importância de fazer bom uso dos recursos hídricos", assinalou o secretário.

Parceria

O Governo de Minas Gerais, por meio da Sectes, buscou, em 2009, parceria com a Embrapa - por meio de sua Unidade de Cerrados - para trabalhar a questão da água e aquicultura no Estado. O ponto de partida foi a cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, um polo de águas berço do Rio Paraná e acima do Aquífero Guarani, localizado no bioma Cerrado. Na região, a agricultura irrigada é o carro-chefe para a produção de alimentos e biocombustíveis de cana-de-açúcar.


Em Frutal, foi criado o Núcleo de Referência e Inovação em recursos hídricos e irrigação (NURII), uma parceria da Fundação Hidroex Unesco, Agência Nacional de Águas (ANA) e Embrapa. O NURII faz parte da Cidade das Águas, um grande complexo de ensino e pesquisa, implantado com o apoio dos governos estadual e federal. Este foi um primeiro e importante passo para o estabelecimento de uma atuação conjunta para fomentar a questão da pesquisa, certificação e utilização de recursos hídricos no Estado, como mola propulsora para o desenvolvimento agrícola sustentável.

Com foco no desenvolvimento territorial, esta parceria foi expandida, envolvendo, além da Sectes, a Seapa. Em 2011 e 2012, reuniões e eventos foram realizados com vistas à implantação do Plano de Agricultura Irrigada do Estado de Minas (PAI-MG) e ampliação das ações do NURII, de forma a atender às necessidades dos produtores rurais das diversas regiões de Minas Gerais e, para tanto, planejando a participação de mais Unidades de pesquisa da Embrapa e outras parcerias estaduais e nacionais que fomentem a geração e transferência de tecnologias na área de irrigação e gestão de recursos hídricos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.