CI

Governo estabelece regras para venda do estoque público de milho

Limite de aquisição de milho por beneficiário/mês será de até 10 toneladas para as regiões Nordeste e Norte


O governo publicou nesta segunda-feira, 26, resolução do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), número 1, e a Portaria Interministerial, número 260, nas quais estabelece as regras para a realização dos leilões de venda dos estoques públicos de milho, conforme antecipou o Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado), na quinta-feira passada, 22.

De acordo com a resolução, a venda “Balcão” será de até 200 mil toneladas de milho em grãos, para o atendimento aos pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos, por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O limite de aquisição de milho por beneficiário/mês será de até 10 toneladas para as regiões Nordeste e Norte; e de 14 toneladas para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O Preço de Liberação dos Estoques (PLE) será de R$ 19,95 a saca de 60 kg para o milho em grãos depositado no Estado de Mato Grosso.

Já a Portaria Interministerial determina, entre outras regras, que o limite de aquisição por beneficiário/mês será até 10 toneladas. O preço de venda tem como teto o valor de R$ 33,00 a saca de 60 kg.

A decisão de promover leilão de estoques públicos da Conab foi tomada após a valorização acentuada do cereal no mercado interno.

Desde o início do ano, o preço do milho disparou no Brasil, diante de especulações em torno da expectativa de uma colheita menor, do encarecimento do frete com o escoamento da soja, quebra na safra da Argentina, expectativa de aumento das exportações de milho dos Estados Unidos, valorização das cotações da soja com priorização da venda da oleaginosa e, consequentemente, restrição da oferta de milho por produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.