Governo executa estratégia para estabilizar estoque de máquinas agrícolas

Agronegócio

Governo executa estratégia para estabilizar estoque de máquinas agrícolas

Secretário do MDIC aposta em acordo com Argentina
Por:
1556 acessos
Secretário do MDIC Alessandro Teixeira aposta em acordo com Argentina para liberação de máquinas agrícolas

Durante nova rodada de reuniões, realizada na quinta-feira (02), envolvendo setores produtivos do RS que estão penalizados com as barreiras impostas no Mercosul, com o Ministério do Desenvolvimento e Indústria e Comércio em Brasília, houve a perspectiva de resolução de alguns casos para os próximos dias. Setores estratégicos da economia gaúcha, como as indústrias moveleira, calçadista, de máquinas agrícolas, têxteis, além da produção de alimentos como arroz, trigo, vinho e outros passam por séria crise. O deputado Federal Jerônimo Goergen foi o intermediador desta nova reunião, assim como as anteriores realizadas junto ao MDIC.


O secretário executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, afirmou que o governo confirma que a negociação de máquinas agrícolas em estoque (cerca de 1500) será realizada com outro país e o restante com a Argentina. Teixeira avisou, porém, que a indústria brasileira que quiser barganhar incentivos neste episódio terá dificuldade de mandar máquinas para o Brasil. No entanto, em relação ao arroz, o ministério não aceita a posição apresentada pelo setor, de que o volume de aproximadamente 2 milhões de toneladas seja um problema de relação comercial. O MDIC entende que é uma questão de política interna e que o governo terá que bancar o preço mínimo para o grão.


O Deputado Jerônimo Goergen (PP), comentou a posição do secretário em relação ao impasse: “O secretário Alessandro Teixeira foi claro e insiste em dizer que o RS precisa rever sua estrutura produtiva e que se não o fizer mais empresas poderão fechar”, analisa com preocupação o deputado Jerônimo.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink