CI

Governo federal anuncia pacote para a seca

As medidas, anunciadas ontem por Lula e Rossetto, irão beneficiar produtores do Nordeste e do Sul do país


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, anunciaram ontem (21-03) um pacote de apoio para os agricultores nordestinos, no programa quinzenal de rádio "Café com o Presidente".

Convidado especial do programa, Rosseto disse que o governo prepara um programa de garantia de safra para 350 mil agricultores do semi-árido nordestino. O seguro garante benefício de R$ 550 em caso de prejuízo por conta da estiagem. O agricultor arca com apenas 1% desse valor. O restante é dividido entre prefeituras e estados (10%) e o governo federal (90%).

Já para os produtores da região Sul, o governo prorrogou os prazos de financiamento do Pronaf para as cotas que deveriam ser pagas neste ano, que passam a ser quitadas no final do contrato. Rosseto anunciou ainda a liberação de R$ 800 milhões para financiar lavouras de inverno, principalmente as pastagens.

Os agricultores do Sul também podem contar com um sistema de seguro de safra, voltado para a agricultura familiar. Cerca de 460 mil agricultores da região estão inscritos no programa, que quita os financiamentos bancários em caso de prejuízo por estiagem.

Lula ainda citou os estudos do governo sobre a revitalização e o projeto de transposição do rio São Francisco. "Vamos levar um pouco de água para que o semi-árido nordestino, a parte mais seca do Nordeste, tenha água para beber" disse o presidente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.