CI

Governo federal autoriza a compra de trigo


O comitê gestor do Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar (MESA), reunido ontem à tarde em Brasília, decidiu que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) comprará em breve trigo em grão, farinha de trigo, mamona, sorgo e sementes e mudas, para serem adquiridos de agricultores familiares e destinados ao Programa Fome Zero. Participaram das negociações as cooperativas Comara (Ronda Alta), Coadil, Coopatrisul, Coobapa, Coanol, além de deputados.

Pelo grão de trigo será pago o preço mínimo de R$ 400 a tonelada. O assessor do MESA, Jader Oliveira, afirmou que o trigo poderá ser adquirido de várias cooperativas ligadas à agricultura familiar, com a possibilidade de compra e recompra. As cooperativas do RS também reivindicam ao PAA que compre a produção de farinha. O comitê gestor definiu que as compras serão todas feitas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No encontro foi lançada a sugestão para que as cooperativas contatem a Conab para fazer a proposta de comercialização de seus produtos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.