Agronegócio

Governo foi pego de surpresa pela crise agrícola

A afirmação foi feita hoje pelo presidente Lula durante inauguração de rodovia
Por: -Marcelo Teixeira
1 acessos

Reuters - O governo brasileiro foi pego de surpresa pela crise que afetou boa parte do setor agrícola brasileiro nos últimos dois anos, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em discurso durante a inauguração de um trecho pavimentado da rodovia BR-364 no Mato Grosso, Lula afirmou que o governo foi pego "de calças curtas" pela crise, provocada, principalmente, pela valorização do real frente ao dólar, que reduziu a rentabilidade do setor de grãos, fortemente dependente das exportações.

"Temos que aproveitar o momento em que a agricultura se recupera para estabelecer todas as políticas agrícolas necessárias para que, numa próxima crise, a gente não seja pego de calças curtas como nós fomos pegos nessa crise agora", disse Lula, que estava acompanhado pelo governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, um dos maiores produtores de soja do país.

O presidente afirmou que os sinais de que a agricultura vai se recuperar são "extraordinários" e opinou que o setor deve continuar sendo um dos pilares da economia. Mato Grosso foi um dos Estados que mais sofreu com a redução da rentabilidade do setor de grãos, devido aos custos elevados do transporte da produção para os portos exportadores no Sul. Lula ainda participa nesta terça-feira no Mato Grosso da inauguração de uma usina integrada de biodiesel e álcool no município de Barra do Bugres.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink