Governo inaugura usinas de álcool em SC e RS
CI
Agronegócio

Governo inaugura usinas de álcool em SC e RS

As microusinas irão produzir ração animal, adubo orgânico e produtos como sucos, geléias, rapaduras e açúcar mascavo, entre outros
Por:
O Governo Federal, inaugura nesta quinta-feira a implantação de quatro usinas de álcool de alambique nos municípios de Esmeralda, no Rio Grande do Sul, e Anita Garibaldi e Cerro Negro, em Santa Catarina. As usinas vão beneficiar mais de 340 famílias de agricultores dos dois Estados, cerca de 1.700 pessoas.

As microusinas serão instaladas nas comunidades Esmeralda 1 e 2 (RS) e nas localidades catarinenses de São José, em Anita Garibaldi, e São Jorge, em Cerro Negro, que receberam energia elétrica pelo Programa Luz para Todos. A solenidade de inauguração será realizada às 14 horas no salão paroquial da Igreja Matriz de Anita Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

Com um custo total de R$ 340 mil, o projeto beneficiará pequenos produtores do Movimento dos Agricultores Atingidos por Barragens (MAB) nos dois estados com a instalação de uma microdestilaria em cada comunidade de assentados.

As microusinas irão produzir ração animal, adubo orgânico e produtos como sucos, geléias, rapaduras e açúcar mascavo, entre outros. Posteriormente, o projeto será ampliado para a produção do álcool que será utilizado em veículos e tratores das propriedades rurais.

O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida das comunidades beneficiadas, criando oportunidades de geração de trabalho e renda, promovendo o auto-desenvolvimento comunitário e aproveitando as potencialidades locais por meio da produção de alimentos, agro-combustível e energia elétrica para agricultura familiar.

A realização deste projeto é uma parceria entre a Eletrosul - que investiu recursos na compra dos equipamentos - e a Associação dos Pequenos Agricultores Lindeiros da Barra Grande (RS) e Associação de Defesa Ambiental do Vale do Rio Canoas (SC), que trataram das instalações da usina. A expectativa dos agricultores é de que as microdestilarias de álcool de alambique comecem a produzir já no mês de outubro. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.