Governo indiano rejeita alimentos transgênicos

Agronegócio

Governo indiano rejeita alimentos transgênicos

Os promotores da biotecnologia estão tentando aprovar na Índia variedades transgênicas de tomate, batata, berinjela e outras hortaliças
Por:
275 acessos

A proposta de introdução de alimentos transgênicos na Índia foi rejeitada pela Comissão de Planejamento do governo, após já ter sofrido a oposição do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se do primeiro posicionamento público do mais importante órgão de planejamento do governo.

Segundo declarações de Abhijit Sen, membro da Comissão de Planejamento, as exportações indianas poderão ser severamente afetadas caso a Índia autorize o cultivo de alimentos transgênicos, uma vez que atualmente diversos países, entre eles os europeus, preferem os produtos indianos por eles serem “GM-Free” (livres de transgênicos).

Os promotores da biotecnologia estão tentando aprovar na Índia variedades transgênicas de tomate, batata, berinjela e outras hortaliças.

O cultivo de algodão transgênico é autorizado na Índia há seis anos, mas em 2005, o governo de Andhra Pradesh não concedeu licença para a empresa Mahyco, subsidiária da Monsanto, vender novas variedades de algodão Bt no estado. A decisão foi baseada em estudos oficiais que comprovaram o fiasco das colheitas anteriores e no fato de a companhia ter fornecido sementes de baixa qualidade e ter se negado a indenizar os agricultores prejudicados.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink