CI

Governo inicia treinamento para técnicos do Precoce MS nesta sexta

O evento acontecerá no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)


Na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) promove o primeiro treinamento voltado aos profissionais que desejam trabalhar com a prestação de assistência técnica a produtores de animais dentro do Subprograma de Apoio à Modernização da Criação de Bovinos (Proape-Precoce/MS), do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (o antigo Programa Novilho Precoce).

O evento acontecerá no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e os técnicos interessados podem se cadastrar no Subprograma Proape-Precoce/MS até o dia 20/10 (mais informações no item Cronograma e Cadastro abaixo).

Criado há 24 anos para incentivar a produção de bovinos em Mato Grosso do Sul, o antigo Programa Novilho Precoce foi reformulado em julho pelo Governo do Estado para atender as crescentes exigências do mercado consumidor de carne. A resolução que explica a nova forma de operação do subprograma foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) em 8 de setembro deste ano, a Resolução Conjunta SEFAZ/SEPAF nº 069/ 2016 de 30 de agosto de 2016) e o decreto que estabelece prazos de cadastro e cronograma das ações do Subprograma foi divulgado em julho.

Funcionamento

O Proape-Precoce/MS é operacionalizado por meio de parceria entre as secretarias de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e de Fazenda (Sefaz) de Mato Grosso do Sul; os Serviços de Inspeção Animal da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS); a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS (Iagro); a Embrapa Gado de Corte; e os conselhos Regional de Medicina Veterinária de MS (CRMV/MS) e de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea/MS).

Entre os objetivos estão: estimular os produtores rurais do Estado a adotarem modernas técnicas de criação, favorecendo a produção de animais de qualidade de carcaça superior, utilizando boas práticas de criação para o aumento da sustentabilidade ambiental da atividade e para avanços na gestão sanitária individual do rebanho sul mato-grossense; aumentar o desfrute do rebanho de corte; estimular o mercado de qualidade além de incentivar a eficiência e a eficácia do produtor rural, premiando com incentivo financeiro a qualidade do produto obtido (animal) e o nível do processo produtivo.

Podem participar do subprograma produtores rurais de Mato Grosso do Sul que atendam aos critérios exigidos. Clique aqui para conferir, os detalhes estão descritos a partir da página 6.

Cronograma e Cadastro

Desde o último dia 26 de setembro foi aberto o cadastramento visando à capacitação de profissionais para a prestação de assistência técnica aos produtores rurais, na atividade de produção de animais para o Subprograma.

A partir de 28 de novembro começa o cadastramento dos produtores rurais interessados na adesão ao Subprograma.

Em 9 de janeiro de 2017 terá início o credenciamento das indústrias frigoríficas que tenham interesse em adquirir bovinos precoces produzidos no sistema de produção estabelecido pelo Subprograma.

Para participar do treinamento o técnico deve realizar o seu cadastramento, diretamente no site da Sepaf. O profissional responsável técnico que desejar se cadastrar no Subprograma deve previamente se cadastrar no portal do ICMS transparente, indo pessoalmente em qualquer Agenfa e pegar uma senha de acesso. Depois, acessar o site da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (www.sepaf.ms.gov.br), clicar no banner Proape- Precoce/MS e no botão “cadastramento de profissional” para preencher informações adicionais – com anexo de documentos exigidos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.