CI

Governo investe em ações que beneficiam pequeno agricultor


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira, recebeu uma comissão de representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco - Fetape, oportunidade em que foram discutidos temas relacionados ao evento Grito da Terra Pernambuco. No encontro, também foram avaliadas a ampliação do Programa Terra Pronta, na Zona da Mata, do Programa Garantia-Safra e do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural; a criação de uma cooperativa com autogestão para comercialização de produtos da agricultura familiar, a execução de obras de infraestrutura em assentamentos estaduais e a regularização fundiária.

Ângelo Ferreira disse que o Programa Terra Pronta já atende a um total de 45 mil agricultores em todo o Estado com a aração de terra. De acordo com ele, outra ação do Governo de relevância no setor é a distribuição de sementes, que só nos últimos dois anos e meio triplicou sua atuação: passou de 500 para 1,6 mil toneladas de sementes entregues ao homem do campo.

Outra informação repassada pelo Secretário aos representantes da Fetape diz respeito à liberação de recursos federais que estão gerando benefícios para o pequeno agricultor. “Enquanto no ano passado conseguimos R$ 11 milhões para dotar de infraestrutura as unidades locais do IPA no Interior, para o biênio 2009/2010 já temos R$ 14 milhões aprovados”.

O diretor de Extensão Rural, Ruy Carlos, informou que até o final do ano serão oferecidos 230 cursos de capacitação voltados para o agricultor familiar. Ele também lembrou que neste Governo foram contratados 180 novos técnicos para atuar no campo. “Aproveito para convidar a Fetape a participar do pré-serviço de 16 novos técnicos, recém-contratados, que estão sendo capacitados no Cetreino, em Carpina”, disse o diretor do IPA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.