CI

Governo leva palestras sobre citros para produtores de RR

O primeiro Dia de Campo é uma realização do Governo do Estado por meio da Aderr, Femarh e Seapa


O primeiro Dia de Campo é uma realização do Governo do Estado por meio da Aderr, Femarh e Seapa

 

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, Rorainópolis, ao Sul do Estado, vai receber o 1º Dia de Campo de Citros. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O município de Rorainópolis é o maior produtor de citros da região Sul do Estado. De acordo com dados da Aderr, são 141 produtores de laranja e 11 de limão. São 91.773 pés de laranja e 8.715 de limão.

Com o Dia de Campo, os produtores da região receberão palestras e orientações de profissionais das Secretarias Estaduais e também da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e IFRR (Instituto Federal de Roraima), que são parceiros da realização.

O presidente da Femarh, Rogério Martins, explicou que as palestras contribuirão para dar mais condições aos produtores. “Rorainópolis já tem um polo bem consolidado de produção de laranja e de limão, então nós estamos indo para dar mais condições de trabalho e, com, isso, contribuir para o aumento da produtividade na região. Essa é a meta do Governo do Estado, que é dar condições para o setor produtivo avançar”, enfatizou.

A Aderr levará engenheiros agrônomos para falar sobre certificação fitossanitária, Lei do Selo dos Produtos Artesanais e dados sobre o levantamento da produção de citros na área. A Seapa realizará palestra sobre adubação e tratos culturais. A Femarh também realizará palestra sobre o licenciamento ambiental para pequenos produtores, além de entregar 115 licenças e 58 outorgas de água emitidas para a região.

De acordo com o secretário-adjunto de Agricultura, Volnei Costa, a região foi escolhida por ter grande concentração de produtores de laranja e limão. “Nós escolhemos essas vicinais por que lá é uma região muito forte na produção de citricultura, e para melhor tirar as dúvidas, levaremos informações sobre tecnologias, enfim, levaremos mais conhecimento”, disse.

Já os profissionais da Embrapa, prestarão esclarecimentos sobre Cancro Cítrico, as principais pragas e doenças de citros e manejo e conservação de solo em pomares de citros. O IFRR vai apresentar palestra sobre o Ácaro Hindustânico.

O presidente da Aderr, Vicente Barreto, destaca a interação que está ocorrendo entre as Secretarias que trabalham com o setor produtivo e a expectativa para o Dia de Campo. “A gente vê com muita satisfação, principalmente porque tá existindo uma integração entre Aderr, Femarh e Seapa, sendo que dessa forma, podemos interagir juntos para incentivar os produtores”, destacou.

PROGRAMAÇÃO 

O primeiro dia, 16, o evento será realizado no Sítio São Francisco, localizado na Vicinal 10, Km 10, lote 49, das 8h às 17 horas. No dia 17, será a vez do Sítio Hollyood, na Vicinal 14, Km 9, lote 185, também das 8h às 17 horas. O terceiro e último dia, será no Sítio Sá, Vicinal 36, Km 4, lote 8, das 8h às 12 horas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.